
A Constituição Brasileira, no seu Artigo 207, dispõe que as Instituições de Ensino Superior deverão praticar uma educação edificada sobre três pilares: ensino, pesquisa e extensão, as quais devem ser equivalentes e merecer igualdade em tratamento, sempre obedecendo ao princípio da indissociabilidade.
A extensão implica, na realidade, em estender-se, em levar algo a algum lugar ou até alguém, numa ponte ou uma via de mão dupla que interliga o mundo acadêmico às práticas cotidianas das comunidades adjacentes ou distantes. Por essa via, o Instituto leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade e recebe dela influxos positivos como retroalimentações, tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspirações e, assim, também aprendendo com o saber dessas populações.
Por meio da extensão, o Instituto influencia e também é influenciado pela comunidade, possibilitando a troca de valores com o meio em que está inserido. Nessa interação almeja-se a construção de um conhecimento tenaz, como ferramenta promotora do desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida das populações.
(FONTE: https://proex.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/apresentacaoproex/)
Principais Atividades
- Apoiar e gerir a submissão de projetos em Editais de Extensão vigentes, com ou sem recursos financeiros. Assim como monitorar a prestação de contas desses projetos e administrar a execução quando houver recursos de taxa de bancada e bolsas.
- Fazer o mapeamento constante de parceiros institucionais, estabelecer seus termos de cooperação e administrar as parceiras para benefícios mútuos e da sociedade.
- Viabilizar atividades que tenham como finalidade a aproximação do instituto com a sociedade, como oficinas, palestras, minicursos, projetos de curto e longo prazo, assim como receber também projetos da comunidade que possam ser acolhidos nas dinâmicas e necessidades do instituto.
- Garantir que o empreendedorismo e a inovação estejam pautados nas atividades discentes, possibilitando a execução de projetos e atividades na área, estimulando a criação de soluções inovadoras para a sociedade com impacto regional tanto em aspectos sociais quanto econômicos.
- Administrar o estágio obrigatório dos discentes, possibilitando a ponte entre os estudantes e órgãos/empresas aptos para recebê-los, assim como gerir o processo burocrático de legislações e documentação, elencando os requisitos legais para o início de um estágio, sua execução e posterior conclusão.
Projetos de Extensão Vigentes
- Descoberta e aventura com microscópio (Coord: Lucimar Freitas)
- LABEL – Laboratorio de Ensino de Linguas (Coord: Julianna Vital)
- EJA e sustentabilidade: Produção de domissanitários ecológicos. (Coord: Leonir Janke)
- PRODUÇÃO DE DOMISSANITÁRIOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS BAIRROS VILA OPERÁRIA E VILA MINERA/RONDONÓPOLIS. (Coord: Leonir Janke)
- Ensino de Eletrodinâmica com Arduino: Fortalecendo a Cooperação entre o IFMT e uma Escola de Ensino Médio (Coord: Márcio Gomes)
- Conectando Saberes: Explorando o IFMT Campus Rondonópolis (Coord: Dayane Almeida)
- VIII Circuito de Arte e Cultura do IFMT Campus Rondonópolis (Coord: Adergildo Cardoso)
- Conversation Club (Coord: Julianna Vital)

