Sobre

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) do IFMT Campus Rondonópolis é o setor responsável por fomentar a produção científica, a inovação tecnológica e a formação continuada de estudantes e servidores.

Seu papel é incentivar e coordenar projetos de pesquisa, iniciação científica e programas de pós-graduação, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Por meio de editais, orientações e apoio técnico, a DPPG contribui para o desenvolvimento acadêmico e para a consolidação de uma cultura investigativa no campus.

Com foco na excelência e na transformação social, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação reafirma o compromisso do IFMT Rondonópolis com a geração de conhecimento e com a formação de profissionais críticos, éticos e inovadores.

O Departamento de Pesquisa do Campus Rondonopolis visa planejar, estimular, fomentar e acompanhar as atividades de pesquisa envolvendo docentes, técnicos administrativos e discentes, em especial no âmbito da iniciação científica, de forma a estimular os talentos dos discentes por meio das atividades de investigação científica, assim como dos servidores capacitados para realizar a orientação. Tais pesquisas visam à produção técnica, científica, tecnológica e inovadora como respostas às demandas da sociedade.

Principais Atividades:
I . Registrar, avaliar e monitorar a realização das atividades pesquisas no campus;
II. Incentivar e acompanhar a iniciação científica no campus;
III. Auxiliar os bolsistas de iniciação científica na implementação de suas bolsas de pesquisas junto às instituições de fomento, como CNPq e Fapemat;
IV. Auxiliar os (as) coordenadores (as) de projeto na implementação dos projetos de pesquisa;
III. Incentivar e auxiliar no registro de grupos de pesquisa junto ao CNPQ;
IV. Apoiar e desenvolver ações junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPES IFMT;
VI. Promover parcerias do campus Rondonópolis com instituições públicas e/ou privadas no desenvolvimento de pesquisas aplicadas e de inovação tecnológica;
VII. Elaborar editais internos de fomento e incentivo à pesquisa no campus;
VIII. Identificar, divulgar e incentivar a participação dos servidores em editais externos de fomento à pesquisa;
IX. Promover o registro e divulgação dos trabalhos de conclusão de curso oriundos de projetos de pesquisa registrados no campus;
X. Coordenar, em parceria com a Inovação Tecnológica da PROPES, o depósito de patentes e registro de propriedade intelectual junto ao INPI;
XI. Promover, incentivar, dar suporte e realizar a divulgação da produção científica e tecnológica do campus;
XIII. Solicitar o apoio e incentivar a participação de estudantes em eventos científicos locais, regionais, nacionais e internacionais;
XIII. Incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa voluntários no campus;
XIV. Auxiliar no desenvolvimento e acompanhamento de programas de capacitação em nível de pós-graduação no campus;
XV. Realizar o acompanhamento dos relatórios de saída capacitação dos servidores afastados;
XVI. Articular ações de pesquisa junto às atividades de ensino, extensão, departamento de produção e outros departamentos;
XVII. Ofertar cursos de capacitação de cursa duração que estejam alinhados com propósitos do PDI;
XVIII. Auxiliar os (as) coordenadores (as) de projeto a realizar a solicitação de apoio pela Fundação de Uniselve;
XIX. Realizar o acompanhamento, monitoramento e condução da Revista Educação, Ciência e Tecnologia do IFMT Campus Rondonópolis;
XX. Propor e analisar convênios com entidades que desenvolvem atividades de pós-graduação, pesquisa e inovação.

PROJETOCOORDENADORRESUMO
IFHUB: Repositório Institucional Digital para o Compartilhamento de Informações e Artefatos de ProjetosRafael Rodrigues GarciaDiante da crescente complexidade dos projetos e da necessidade de otimizar o armazenamento, o compartilhamento e a gestão de informações desses projetos, visando facilitar o acesso da comunidade aos projetos desenvolvidos, este projeto apresenta a proposta de desenvolvimento do IFHub, um repositório digital customizado para armazenar e organizar de forma eficiente os artefatos e informações relacionados aos projetos (integradores, de pesquisa, de extensão) desenvolvidos no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Rondonópolis.
Pequenas Plantas, Grandes Tesouros Químicos e NutricionaisLeonir Cleomar JankeEste projeto de pesquisa para o Ensino Médio investiga o promissor campo dos microverdes, explorando seu potencial na produção eficiente de alimentos nutritivos e saborosos em espaços reduzidos, seus ricos perfis nutricionais e fitoquímicos, e suas diversas aplicações culinárias e além. Através de uma abordagem prática e investigativa, os estudantes cultivarão diferentes tipos de microverdes, analisarão seu crescimento e características, pesquisarão seus compostos bioativos e explorarão suas aplicações inovadoras.
GLOWIFLeonir Cleomar JankeA indústria de cosméticos é uma das que mais crescem no mercado, nas áreas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Devido ao seu impulso dinâmico e contínuo de inovação de produtos, seu crescimento também é superior ao de outros setores industriais. Em se tratando de cosméticos para uso corporal, os hidratantes pertencem a uma categoria de produtos de destaque neste segmento, sendo responsáveis por garantir a hidratação profunda da pele. Neste sentido, foi desenvolvida de acordo com as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) uma formulação de creme hidratante contendo extratos vegetais de cacau e amora.
PRODUÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICAEdimarcio Francisco da RochaO sistema escolar brasileiro permanece com a utilização de uma didática conservadora e pouco flexível. Dessa forma, o foco não se faz no aluno e seu processo de aprendizado, mas no cumprimento de ementa disciplinar, sendo valorizado nesse sistema a memorização, repetição e a quantidade, sem nenhuma ou pouca intervenção metodológica que possibilitem aos alunos contribuir no processo de construção do seu aprendizado.
Desenvolvimento de jogos pedagógicos para o ensino de conteúdos das áreas de ciências da natureza para ensino fundamental e ensino médioAdriane BarthA compreensão de muitos conteúdos envolvendo a biologia, química e física (tidas como ciências da natureza), por muitas vezes, se mostra complexa tanto para o professor quanto para os alunos, devido a necessidade de abstração de muitos conceitos. A necessidade de imaginar como os eventos acontecem dificulta a explicação e a compressão dos conteúdos. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo desenvolver jogos pedagógicos para serem utilizados em aulas de ciências para o ensino fundamental e aulas de química, biologia e física no ensino médio
“Inovação em prol da educação: produção de modelos pedagógicos em 3D inclusivos para alunos deficientes visuais”Adriane BarthO ensino e a compreensão de muitos conteúdos envolvendo as Ciências da Natureza, por muitas vezes, se mostra complexo tanto para professor quanto para alunos, devido a necessidade de abstração de muitos conceitos. Quando se trata de alunos deficientes visuais, os desafios são ainda maiores tendo em vista que estes não podem contar com referências visuais previamente estabelecidas.
Inspira Labmaker RondonópolisAdriane BarthDesenvolver a ciência, tecnologia e inovação dentro das instituições de ensino tem sido uma crescente dentro das políticas educacionais. A criação de espaços makers tem contribuído com essa iniciativa e tem dado frutos interessantes no que tange ao envolvimento de alunos, professores e comunidade externa no desenvolvimento de produtos tecnológicos.
Desenvolvimento de produtos pedagógicos para o ensino de conteúdos de Ciências da Natureza, por meio de impressão 3D e usinagemAdriane BarthÉ comum o relato de alunos e professores de que o ensino e a compreensão de muitos conteúdos envolvendo as Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), por muitas vezes é difícil devido a necessidade de abstração de muitos conceitos. A necessidade de imaginar como os eventos acontecem dificulta a explicação e a compressão dos conteúdos. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo confeccionar produtos pedagógicos envolvendo temas de biologia, física e química.
Apoio ao Laboratório Inspira Labmaker RondonópolisSelton Evaristo de AlmeidaO laboratório Inspira Labmaker Rondonópolis foca em atividades interdisciplinares que colocam o estudante, sendo este pertencente à comunidade externa ou interna, como centro da aprendizagem experimental. O projeto propõem diversas atividades como referência a situações reais do cotidiano da sociedade local. Desta forma, esse projeto esclarece a metodologia e os insumos necessários para a sua execução.

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