Brasília (DF) foi o palco dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) etapa Centro-Oeste 2025, e 102 estudantes-atletas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) brilharam representando o estado no evento, realizado entre os dias 22 e 27 de setembro. Ao todo, foram conquistadas 64 medalhas, sendo 25 de ouro, que levaram a bandeira do IFMT ao lugar mais alto do pódio.
Sediada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), a etapa Centro-Oeste dos JIFs 2025 reuniu cerca de 550 estudantes-atletas da rede federal da região, com o objetivo de promover integração, diversidade e aprendizado por meio do esporte. Dezesseis campi do IFMT tiveram representantes na competição, com destaque para São Vicente, Campo Novo do Parecis e Barra do Garças, que levaram 16, 15 e 12 atletas, respectivamente.
O chefe de delegação, Fábio Ramirez, destacou o desempenho histórico dos atletas. “Os estudantes do IFMT deram um show na fase Regional Centro-Oeste do JIF.”, afirmou. A instituição brilhou em modalidades coletivas e individuais, com direito a dobradinha inédita no basquete — ouro no masculino e no feminino — e domínio absoluto no xadrez, onde conquistou todos os títulos por equipe e individuais.
Para Fábio, os resultados esportivos foram expressivos, mas o aprendizado vivenciado pelos jovens é ainda mais significativo. “Mas, mais importante que as medalhas, foi o processo de ensino-aprendizagem vivido pelos 102 atletas durante os jogos”, ressaltou. Além das vitórias, a participação em atividades culturais, como a visita na Esplanada dos Ministérios e o intercâmbio com estudantes de outros estados consolidaram a experiência como um marco na formação dos participantes.
O basquete dourado do IFMT
O desempenho do IFMT no basquete foi um dos principais destaques da competição. No masculino, após uma atuação dominante na etapa estadual, a equipe do Campus Campo Novo do Parecis confirmou seu talento e disciplina ao conquistar o ouro na fase regional.
Invictos, com uma campanha construída apenas por vitórias, os atletas viveram momentos de emoção. O estudante Richard Santos relatou: “Quando eu vi que a gente estava aqui mesmo, jogando no Centro-Oeste, em Brasília, foi aí que eu me liguei: nós estamos aqui, invictos, batendo em todos os outros campus”.
Richard relembra que, logo após vencer a etapa estadual, ainda duvidava que conseguiria chegar até Brasília, especialmente por ser sua primeira viagem para fora de Mato Grosso. Contudo, junto aos colegas, conquistou vitórias e aproveitou para conhecer de perto a capital do Brasil. “Eu nunca imaginei que pela escola, estudando, eu conseguiria viajar para jogar. Isso o IF me proporcionou.”
O professor Marcel Souza, do Campus Campo Novo do Parecis, destacou a dedicação do grupo: “Nossos meninos tiveram um desempenho incrível, fruto do comprometimento nos treinos. Isso gerou um resultado muito positivo.” Ele também reforçou a necessidade de continuidade no desenvolvimento do basquete no estado, reconhecendo o empenho dos docentes: “Vejo que os professores envolvidos com o basquete dão o sangue, cobram dos alunos e isso faz com que eles apresentem resultados em quadra.”
O entusiasmo de Richard e Marcel dialoga com o sentimento de exaltação evidenciando pelas meninas do IFMT Campus Guarantã do Norte, que também conquistaram o ouro no basquete feminino, após campanha impecável.
Para a estudante-atleta Ana Gabrielly Silva, estrear com ouro foi um marco ainda mais especial, levando em consideração o cenário do triunfo. “Nunca tinha visto uma cidade grande. Brasília me deu muita expectativa, porque é uma cidade bonita que eu só conhecia pela televisão.”
Richard Santos, do Campus Campo Novo do Parecis, e Ana Gabrielly Silva, do Campus Guarantã do Norte
Ouros individuais, orgulhos coletivos
Além do IFB e da UCB, o Centro Integrado de Educação Física (CIEF), em Brasília, recebeu provas de atletismo, onde o IFMT foi representado com excelência. Igor Marcelo, do Campus Pontes e Lacerda, e Laura Isabelly, do Campus Rondonópolis, foram campeões e protagonistas dessa modalidade.
Igor destacou a experiência de competir e conhecer a capital: “Foi uma experiência muito boa, consegui competir em três modalidades e fui campeão. Conheci a cultura, os passeios de Brasília (DF) e isso foi muito bom para mim.” No salto triplo, ele quebrou o recorde da competição e se mostrou muito orgulhoso de seu desempenho. “Consegui o recorde no salto triplo, com 60 cm a mais que a marca anterior. Foi uma vantagem muito grande.”
Já Laura Isabelly, campeã dos 200m rasos, além da empolgação pela medalha conquistada, ressaltou a vivência cultural: “Eu levo de Brasília muitas experiências boas, contatos com outros campi, com outras pessoas e com a cultura da cidade.”
Igor Marcelo, do Campus Pontes e Lacerda, e Laura Isabelly, do Campus Rondonópolis
No xadrez, o IFMT também alcançou resultados históricos. O professor Denis Alexandre, do Campus Sinop, celebrou: “Conquistamos o ouro por equipes no masculino e no feminino, além do ouro nas categorias individuais e um bronze. Pegamos todos os ouros possíveis no xadrez.”
Além dos pódios, os docentes enfatizam o caráter formativo da competição. O professor Denis lembrou que estudantes de 15 a 19 anos viveram Brasília por seus próprios méritos esportivos, sob a liderança de uma comissão técnica de 15 membros, incluindo o chefe de delegação, Fábio Ramirez.
“Além das medalhas, acredito que o crescimento pessoal dos alunos nesse evento foi maravilhoso e agora vamos planejar com calma para buscar bons resultados no nacional.” Entre vitórias coletivas e conquistas individuais, o JIFs Centro-Oeste 2025 consolidou o orgulho de todos os que fazem parte da jornada dos estudantes-atletas do IFMT.
Texto: Andrey Bonfim – Estagiário de Jornalismo – RTR
Revisão: Rafaela Souza – Jornalista – RTR

