IFMT brilha no JIFs Centro-Oeste 2025 com 64 medalhas em 10 modalidades

Entre conquistas inéditas, superações e vivências em Brasília, estudantes-atletas mato-grossenses reforçam a força do esporte na rede federal

Brasília (DF) foi o palco dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) etapa Centro-Oeste 2025, e 102 estudantes-atletas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) brilharam representando o estado no evento, realizado entre os dias 22 e 27 de setembro. Ao todo, foram conquistadas 64 medalhas, sendo 25 de ouro, que levaram a bandeira do IFMT ao lugar mais alto do pódio.

Sediada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), a etapa Centro-Oeste dos JIFs 2025 reuniu cerca de 550 estudantes-atletas da rede federal da região, com o objetivo de promover integração, diversidade e aprendizado por meio do esporte. Dezesseis campi do IFMT tiveram representantes na competição, com destaque para São Vicente, Campo Novo do Parecis e Barra do Garças, que levaram 16, 15 e 12 atletas, respectivamente.

O chefe de delegação, Fábio Ramirez, destacou o desempenho histórico dos atletas. “Os estudantes do IFMT deram um show na fase Regional Centro-Oeste do JIF.”, afirmou. A instituição brilhou em modalidades coletivas e individuais, com direito a dobradinha inédita no basquete — ouro no masculino e no feminino — e domínio absoluto no xadrez, onde conquistou todos os títulos por equipe e individuais.

Para Fábio, os resultados esportivos foram expressivos, mas o aprendizado vivenciado pelos jovens é ainda mais significativo. “Mas, mais importante que as medalhas, foi o processo de ensino-aprendizagem vivido pelos 102 atletas durante os jogos”, ressaltou. Além das vitórias, a participação em atividades culturais, como a visita na Esplanada dos Ministérios e o intercâmbio com estudantes de outros estados consolidaram a experiência como um marco na formação dos participantes.

O basquete dourado do IFMT

O desempenho do IFMT no basquete foi um dos principais destaques da competição. No masculino, após uma atuação dominante na etapa estadual, a equipe do Campus Campo Novo do Parecis confirmou seu talento e disciplina ao conquistar o ouro na fase regional.

Invictos, com uma campanha construída apenas por vitórias, os atletas viveram momentos de emoção. O estudante Richard Santos relatou: “Quando eu vi que a gente estava aqui mesmo, jogando no Centro-Oeste, em Brasília, foi aí que eu me liguei: nós estamos aqui, invictos, batendo em todos os outros campus”.

Richard relembra que, logo após vencer a etapa estadual, ainda duvidava que conseguiria chegar até Brasília, especialmente por ser sua primeira viagem para fora de Mato Grosso. Contudo, junto aos colegas, conquistou vitórias e aproveitou para conhecer de perto a capital do Brasil. “Eu nunca imaginei que pela escola, estudando, eu conseguiria viajar para jogar. Isso o IF me proporcionou.”

O professor Marcel Souza, do Campus Campo Novo do Parecis, destacou a dedicação do grupo: “Nossos meninos tiveram um desempenho incrível, fruto do comprometimento nos treinos. Isso gerou um resultado muito positivo.” Ele também reforçou a necessidade de continuidade no desenvolvimento do basquete no estado, reconhecendo o empenho dos docentes: “Vejo que os professores envolvidos com o basquete dão o sangue, cobram dos alunos e isso faz com que eles apresentem resultados em quadra.”

O entusiasmo de Richard e Marcel dialoga com o sentimento de exaltação evidenciando pelas meninas do IFMT Campus Guarantã do Norte, que também conquistaram o ouro no basquete feminino, após campanha impecável.

Para a estudante-atleta Ana Gabrielly Silva, estrear com ouro foi um marco ainda mais especial, levando em consideração o cenário do triunfo. “Nunca tinha visto uma cidade grande. Brasília me deu muita expectativa, porque é uma cidade bonita que eu só conhecia pela televisão.”

Richard Santos, do Campus Campo Novo do Parecis, e Ana Gabrielly Silva, do Campus Guarantã do Norte

Ouros individuais, orgulhos coletivos

Além do IFB e da UCB, o Centro Integrado de Educação Física (CIEF), em Brasília, recebeu provas de atletismo, onde o IFMT foi representado com excelência. Igor Marcelo, do Campus Pontes e Lacerda, e Laura Isabelly, do Campus Rondonópolis, foram campeões e protagonistas dessa modalidade.

Igor destacou a experiência de competir e conhecer a capital: “Foi uma experiência muito boa, consegui competir em três modalidades e fui campeão. Conheci a cultura, os passeios de Brasília (DF) e isso foi muito bom para mim.” No salto triplo, ele quebrou o recorde da competição e se mostrou muito orgulhoso de seu desempenho. “Consegui o recorde no salto triplo, com 60 cm a mais que a marca anterior. Foi uma vantagem muito grande.”

Já Laura Isabelly, campeã dos 200m rasos, além da empolgação pela medalha conquistada, ressaltou a vivência cultural: “Eu levo de Brasília muitas experiências boas, contatos com outros campi, com outras pessoas e com a cultura da cidade.”

Igor Marcelo, do Campus Pontes e Lacerda, e Laura Isabelly, do Campus Rondonópolis

No xadrez, o IFMT também alcançou resultados históricos. O professor Denis Alexandre, do Campus Sinop, celebrou: “Conquistamos o ouro por equipes no masculino e no feminino, além do ouro nas categorias individuais e um bronze. Pegamos todos os ouros possíveis no xadrez.”

Além dos pódios, os docentes enfatizam o caráter formativo da competição. O professor Denis lembrou que estudantes de 15 a 19 anos viveram Brasília por seus próprios méritos esportivos, sob a liderança de uma comissão técnica de 15 membros, incluindo o chefe de delegação, Fábio Ramirez.

“Além das medalhas, acredito que o crescimento pessoal dos alunos nesse evento foi maravilhoso e agora vamos planejar com calma para buscar bons resultados no nacional.” Entre vitórias coletivas e conquistas individuais, o JIFs Centro-Oeste 2025 consolidou o orgulho de todos os que fazem parte da jornada dos estudantes-atletas do IFMT.

Texto: Andrey Bonfim – Estagiário de Jornalismo – RTR
Revisão: Rafaela Souza – Jornalista – RTR

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza