Participação massiva marca o IV JPEX do IFMT Rondonópolis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 14 de Dezembro de 2015 às 08:49

O evento contou com apresentações de trabalhos, mesas redondas, minicursos, exposições e intervenções culturais durante os três dias

A massiva participação dos alunos foi destaque nesta IV IV Jornada de Pesquisa e Simpósio de Extensão (Jpex), realizada no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis. O evento que aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro, contou com 18 apresentações de trabalhos, 19 minicursos e quatro mesas redondas. Além disso, nos intervalos houve diversas intervenções culturais, como a apresentação de musicais, peças de teatro e de curtas metragens criadas pelos próprios alunos.

Durante os três dias, tanto estudantes do IFMT-Roo como de outros campus participaram dos minicursos e apresentaram o resultado de pesquisas que vem sendo desenvolvidas. Entre os exemplos, pode ser citada a criação de doces de manga e abacaxi sem açúcar e projeto de automação residencial.

Para a organizadora do evento, Leidiane Gomes, o principal destaque do evento foi a participação tanto da comunidade interna do campus, como da externa principalmente nos minicursos e a vinda de palestrantes de fora que fizeram o diferencial para agregar conhecimento nos debates.

“Em relação ao evento considero que foi um sucesso. Tivemos três dias de atividades importantíssimas para a formação dos nossos alunos e da comunidade externa, sobretudo nos minicursos. Contamos também com a participação de profissionais de outras instituições em diversos momentos, que contribuíram exponencialmente para a qualidade do IV Jornada de Pesquisa e Simpósio de Extensão”.

Sobre o cerimonial do evento, Leidiane Gomes salientou que foi organizado na sua totalidade pelos alunos, que foram orientados pela professora de administração Helena Queiroz.
Palestra com o professor Zique Dib

Para o fechamento do evento, foi convidado o professor e palestrante Zique Dib, que vestido com o personagem Homem de Ferro deu uma verdadeira aula motivacional para os alunos continuarem investindo nos estudos e encararem o mercado de trabalho. E foi com base nas experiências pessoais que Zique interagiu com os estudantes.

“Eu me visto de Homem de Ferro para mostras que as pessoas são humanas, não importa como estejam. E dou palestra na área motivacional porque foi depois de enfrentar vários ‘nãos’ que busquei me superar”, respondeu o palestrante ao público.

Para o próximo ano está previsto ser realizado o V Jpex, pois como o resultado e a organização do evento foram consideradas aprovadas, os servidores querem continuar investindo no aprendizado fora da sala de aula.

Veja mais fotos aqui!