Workshop de Licitação ganha adesão dos empresários de Rondonópolis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 31 de Outubro de 2023 às 17:12

Iniciou nesta segunda-feira (30) o Workshop de Contratações do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, ‘Vem ser fornecedor do Governo Federal’. O evento está sendo realizado em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), e seguirá até o dia 01 de novembro.

O curso, que foi aprovado pelo edital de extensão 81/2023, tem o objetivo de aproximar as empresas do IFMT. Assim, prestação de serviços e fornecimento de materiais podem ser concentrados localmente, fazendo com que o dinheiro retorne para a sociedade onde o Campus está localizado, ao mesmo tempo, que o Campus ganha com questão de tempo de entrega e qualidade, por ter mais proximidade com o empresário.

Além do conhecimento do orçamento do IFMT no primeiro dia do curso, os 50 participantes também estão tendo acesso ao potencial da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

De acordo com o palestrante, o professor e doutor Rodrigo Toloi, o IFMT Rondonópolis possui atualmente R$ 4 milhões em orçamento e boa parte da verba está indo para Estados vizinhos, por falta de fornecedor local. “O dinheiro é dos nossos impostos e nós temos empresas em Rondonópolis que podem fornecer o que precisamos, mas que não estão participando da licitação por falta de conhecimento”, explicou.

Para o empresário Júlio César Ferreira de Souza, que atua na área de contabilidade e consultoria, o curso vem de encontro com o interesse em ampliar os negócios, principalmente na parte de prestação de serviço. “Eu me inscrevi porque a licitação sempre foi um campo de interesse. Fiz alguns cursos na internet e tenho parceiros que trabalham nessa área. E, como abri recentemente minha empresa, faço algumas consultorias no varejo, e a ideia é entrar na parte de prestação de serviços”, disse.

Os temas abordados durante os três dias serão: os princípios gerais da nova Lei de Licitações – 14.133/21, apresentação do potencial de compras do IFMT e do Campus Rondonópolis e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), apresentação do Portal de Compras do Governo Federal, orientações do uso do aplicativo Sou.GOV e apresentações de documentos e certidões necessárias para habilitação das empresas.

O curso está sendo coordenado pela servidora técnica, Marley Toloi, que é administradora do IFMT, pregoeira e doutora em engenharia de produção.