VI Circuito de Arte e Cultura é marcado por participação dos estudantes na organização

Publicado por: Campus Rondonópolis / 6 de Outubro de 2023 às 09:59

Aconteceu nos dias 04 e 05 de outubro a VI edição do Circuito de Arte e Cultura & Desporto do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis. O evento contou com diversas atividades, entre teatro, música, poesia, dança, artes visuais, atividades esportivas, oficinas e mesa redonda. O circuito de atividades foi dividido nos três períodos do dia, e tinha programação para todos os gostos.

Na abertura do evento aconteceu na quadra de esportes do Campus Rondonópolis, e contou uma uma apresentação completa da Fanfarra. Além disso, recebemos também a visita da escola Stela Maris, que é contemplada pelo nosso projeto de extensão, Fanfarra nas Escolas. Os estudantes do ensino fundamental mostraram também o seu talento com os instrumentos musicais.

A abertura contou com a presença das autoridades do Campus, e uma mesa redonda com os bolsistas do Núcleo de Artes e representantes dos esportes. Nos depoimentos emocionados, os estudantes falaram como a arte e o esporte mudaram suas vidas, e de que maneira isso ajuda a levar de forma mais leve os estudos no IFMT. O destaque especial dessa edição, fica também por conta da participação dos estudantes na organização do evento, ajudando a pensar em toda essência do evento deste ano de 2023.

Para o professor de Artes, Adergildo Cardoso, a arte é uma forma das pessoas buscarem algo mais, além do básico do dia a dia, que é trabalhar e voltar para casa. E eventos como o Circuito de Arte e Cultura, faz com que os alunos possam refletir sobre isso. “O meu convite para os próximos dias, é que não basta só comer e pagar boleto. É necessário  transcender, precisamos de algo a mais. E a arte serve para isso, e que bom que estamos aqui”, disse.

Nas apresentações artísticas, que sempre são concentradas no período noturno, tivemos um intercâmbio com o Campus São Vicente, que trouxe teatro e muita música boa para o nosso evento. Os estudantes, ao final, participaram de uma baladinha e interagiram com os estudantes do Campus Rondonópolis.

O segundo dia iniciou com diversas oficinas, no total, o evento contou com 13. Que foram ministradas pelos professores do Campus Primavera, Ricardo Azevedo e Simone de Miranda, por convidados externos e pelos nossos próprios estudantes que compartilharam um pouco do seu conhecimento com os colegas.

E finalizando a noite, o show de talentos ficou por conta dos cantores e poetas do Campus. A abertura foi com o Coral IF Voice, que já vem realizando apresentações para o público desde junho. Além disso, aconteceu apresentações solos nos gêneros de MPB, Sertanejo e Internacionais, que levaram o público ao delírio.

Nas Artes Visuais, os estudantes criaram um espaço especial, com aproximadamente 100 obras, entre telas a óleo, aquarelas, desenhos, bordados, fotografias e esculturas. O ambiente da exposição levou o público para uma imersão para dentro das ideias de cada artista e o que eles buscaram comunicar com suas obras.

A sexta edição do Circuito de Arte e Cultura do Campus Rondonópolis foi construída com a ajuda de vários estudantes, que desde o retorno da pandemia estão engajados nos projetos culturais, seja liderando ou participando como aprendizes.

Esse engajamento tem como resultado a maior delegação de artistas que seguirá para a 5ª edição da Mostra de Arte (MArte) em Cuiabá, que acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal.