Técnicas do Campus Rondonópolis publicam artigos sobre pesquisas desenvolvidas no Instituto Federal

Publicado por: Campus Rondonópolis / 10 de Janeiro de 2023 às 13:31

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis apresenta dois capítulos do livro ‘O que os Institutos Federais têm pesquisado?’ escritos por duas servidoras técnicas administrativas do Departamento de Ensino (DE). As obras são voltadas para a área de educação e apresentaram resultados parciais de pesquisas realizadas dentro do ambiente acadêmico.

O leitor perceberá ao longo do livro a realidade e o esforço dos pesquisadores presentes nos Institutos Federais em desenvolver pesquisas em harmonia com os diferentes setores da economia, com foco no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

A primeira obra, da servidora Dilma Ferreira Leite Silva, intitulada ‘Permanência estudantil: possibilidades e desafios’ buscou refletir sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES, dada a sua importância como uma política pública de direito no âmbito educacional.

Em sua pesquisa desenvolvida no mestrado no Programa de Pós-Graduação em Política Social, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dilma estuda a permanência e o êxito dos estudantes no seu processo de formação. Nesse sentido, vale ressaltar a importância do papel do Fórum da Assistência Estudantil, que permite um espaço democrático de diálogo acerca do planejamento das ações, programas e projetos desenvolvidos no âmbito da Assistência Estudantil.

A autora conclui em seus capítulos, que é necessário um engajamento de todos na luta pela educação e por políticas de qualidade com direitos para os estudantes, principalmente agora dada a ocorrência de uma série de retrocessos com a perda de direitos conquistados historicamente, o que configura um ataque brutal às políticas públicas, inclusive as em educação com os cortes orçamentários, que impacta diretamente na execução da Política de Assistência Estudantil.

A segunda obra é da servidora Thais Helene Ribeiro Silva, intitulada ‘Ideias de Dermeval Saviani e Newton Duarte em diálogo com o currículo e a BNCC’. Thaís está fazendo mestrado  em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e em seu artigo, a mestranda trouxe a relação entre os pressupostos desenvolvidos pelos autores em suas obras: “Escola e Democracia” e “Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?”, respectivamente com o currículo escolar e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No decorrer do texto, o leitor perceberá a organização da obra em momentos. Sendo o primeiro, que visa abordar alguns autores e conceitos que influenciaram a formação social brasileira com a temática curricular; o segundo, que traz os pressupostos teóricos dos autores mencionados – Saviani (1999) e Duarte (2008) – e o terceiro, em que o documento final da BNCC é analisado por meio das fundamentações trazidas por eles.

Por fim, Thais Silva conclui com base nos dois autores estudados, que a BNCC foi forjada em uma concepção não crítica de educação e construída de forma distanciada dos interesses da população, mas de pequenos grupos dominantes.

Mais sobre a obra, pode ser acessado através do link: https://www.arcoeditores.com/livros-1