Stand IFMTexto divulga 22 obras de servidores do IFMT

Publicado por: Campus Rondonópolis / 27 de Outubro de 2023 às 12:40

O VIII Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF) está sendo palco da celebração literária produzida por diversos servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Durante o evento, os visitantes podem acompanhar no stand IFMTexto: nossas letras o lançamento e a divulgação de 22 obras nas áreas de Linguagem, Técnica e Ensino.

Entre os livros apresentados, estão os que tiveram o ressarcimento da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) e autores independentes convidados.

De acordo com o coordenador do stand, o professor do Campus Avançado de Tangará da Serra, Adilson Vagner de Oliveira, o IFMTexto foi pensado há três anos e, agora, ver o espaço sendo palco de divulgação durante o WorkIF é um sonho materializado.

“O stand no WorkIF é uma forma de retroalimentação para os autores, que veem uma publicação e pensam que no próximo podem estar apresentando uma obra. Essa é a ideia de estar fomentando e de incentivar a própria publicação”, disse.

Entre os autores com livros expostos no stand, está o engenheiro florestal e Professor Titular do Campus Cáceres, Reginaldo Antonio Medeiros, que estava divulgando as obras técnicas na área de agrárias- Teca: do plantio à colheita; Planejamento de experimentos com espécies florestais; e Teca (tectona grandis L.F.) no Brasil.

Atualmente, graças a essas obras, o IFMT é referência no Brasil na ecologia e na silvicultura da teca. Inclusive a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) citou que o professor Reginaldo Medeiros é um dos dos pesquisadores que mais publicou nos últimos 10 anos sobre a teca.

Para o autor, ter o reconhecimento também dentro da própria Instituição é motivo de orgulho de pertencimento.

“Hoje estar no WorkIF apresentando o meu trabalho e de outros colaboradores, pois o mérito não é só meu, é uma alegria muito grande e uma visibilidade maior ainda.  Vejo isso como reconhecimento da Instituição para os seus servidores e estudantes, pelo reconhecimento deles de ter levado o nome do IFMT para o mundo inteiro”, destacou.

Autores que tenham interesse em ter o reembolso por parte da Propes, devem ficar atentos ao edital anual lançado pela Pró-reitoria.