Semilic: Construção da Política de Formação de Professores integra WorkIF 2023

Publicado por: Campus Rondonópolis / 26 de Outubro de 2023 às 12:21

Começou nesta semana em Cuiabá, durante o Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF), o V Seminário de Licenciaturas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Nesta edição, foram 302 inscritos no evento e 127 trabalhos aprovados, tendo representação dos 18 cursos de licenciaturas, que estão estabelecidos em 12 Campi. O destaque desta edição está na construção da Política de Formação de Professores.

Junto com o V Semilic, está acontecendo também o VII Seminário Integrador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/IFMT; o III Seminário Integrador do Programa Institucional de Incentivo à Docência PID/IFMT e o  III Seminário Integrador do Programa Residência Pedagógica.

Nos três dias de evento, que acontecem nos dias 25, 26 e 27 de outubro, professores e acadêmicos das licenciaturas do IFMT, estão apresentando trabalhos e experiências de sucessos nos seus cursos.

De acordo com a professora Ana Cláudia Tasinaffo, diretora de graduação do IFMT, a discussão da Política de Formação de Professores será um marco para os cursos de licenciatura da Instituição.

“Neste momento também estamos discutindo a minuta da Política de Formação de Professores, que é um trabalho que já vem sendo elaborado por uma comissão e que servirá de diretriz para os nossos cursos de Licenciatura”, disse.

Atualmente o IFMT conta com dois programas de subsídio de bolsas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, sendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que tem recursos da Capes e o Programa de Incentivo à Docência (PID), que tem o incentivo do IFMT. O Semilic, vem apresentar os resultados dos trabalhos como forma de prestação de contas para a sociedade.

Para o coordenador do curso de Matemática de Confresa, o professor doutor em Ciências e Matemática, Thiago Beirigo Lopes, o Semilic traz uma grande contribuição na formação dos estudantes, pois gera a oportunidade dos acadêmicos trocarem experiências e conhecerem outras realidades. Ainda segundo o docente, outro diferencial na formação dos estudantes são os programas Pibid e PID, pois mostram a valorização que a instituição dá para a manutenção dos cursos de licenciatura.

“Os programas do PIB e PIBID são importantes, principalmente o PIB. A gestão atual do IFMT, teve a sensibilidade de atender, com o  PIB onde o PIBID não chegava. Hoje conseguimos atender todos os cursos de Licenciatura”, disse.

A Licencatura mudando a realidade no interior de MT

Em Confresa, o IFMT tem feito a diferença, pois é o Campus com mais cursos de licenciatura. Atualmente, a Instituição está formando docentes nas áreas de Física, Matemática, Biologia e Ciências da Natureza com habilitação em Química.

De acordo com Thiago Lopes, o IFMT está deixando uma marca muito forte na transformação da realidade de pessoas que não tinham oportunidade de ter acesso ao ensino superior, e hoje estão se tornando referência no ensino.

Um exemplo muito prático citado pelo coordenador do curso de matemática, é o fato de atualmente o IFMT ter formado 13 professores de Física e esse ser exatamente o número de professores dessa área na região. Antes, pela distância, faltavam docentes especializados em Física, e os estudantes precisavam ter aula com professores de outras áreas, como a matemática.

“Se não fosse o IFMT, não existiriam professores de Física na região. Os nossos alunos estão se formando e retornando para o IF para serem nossos colegas.O curso de química, por exemplo, tem 80 alunos formados e ainda faltam profissionais, pois nos Estados vizinhos também faltam professores e o IFMT está suprindo essa carência. Nosso Campus é o que mais tem curso de licenciatura e faz muita diferença social na região onde moramos”, disse.