Projetos de Extensão dobram no Campus Rondonópolis e conseguem resultados satisfatórios

Publicado por: Campus Rondonópolis / 3 de Fevereiro de 2020 às 15:07

No ano de 2019, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, conseguiu passar de 6 para 14 projetos de Extensão. E através dos projetos, crianças e adultos foram atendidos, cumprindo assim o papel social da Extensão que é levar o conhecimento adquirido dentro dos Campi para as comunidades onde estão localizados polos do Instituto Federal.

E já que estamos tratando de números, um dos que mais chama a atenção é do consagrado cursinho preparatório ‘IFMT, é pra lá que eu vou’, que conseguiu aprovar 50% dos estudantes no processo seletivo do IFMT. Dos 80 alunos carentes selecionados pelo projeto no último ano, 40 conseguiram garantir uma vaga.

O projeto seleciona há mais de 10 anos alunos carentes de escolas públicas para terem aula de português e matemática. O objetivo do projeto é oportunizar que adolescentes de baixa renda, possam ter aula de reforço nas matérias requisitadas no processo seletivo, e, assim aumentar as chances de entrarem no IFMT.

O projeto já fixou tanto a sua marca em Rondonópolis, que a procura sempre começa antes da abertura do edital que acontece no meio do ano. E a seleção dos 80 alunos, acontece no meio de 150 inscritos na média.

O cursinho faz parte dos 14 projetos da Pró-reitoria de Extensão (Proex) que funcionou no Campus Rondonópolis em 2019.

Além do cursinho, o Campus Rondonópolis em 2019, realizou projeto na área social para atender mulheres em vulnerabilidade, com o Projeto ‘Donas de Si’, que através do edital Teresa de Benguela ensinou empreendedorismo para mulheres carentes que sofrem algum tipo de violência doméstica.

Voltado para crianças, no quarto ano consecutivo foi executado o projeto IF Action – Arte, Cultura e Comunicação, que levou a peça Saltimbancos para mais de 20 escolas públicas municipais.

Outra ação inédita, e que causou orgulho no Campus, foi o projeto ‘Libras no Horto’. Com encontros mensais, o projeto reunia no Horto Florestal do munícipio, mais de 200 pessoas, entre ouvintes e surdos, para debater assuntos relacionais ao universo dos não ouvintes.

E entre os eventos mais marcantes em 2019, não podemos deixar de citar a II Mostrar de Arte (MArte). O evento de arte e cultura, é uma ação itinerante da Proex e teve a sua primeira edição no interior de Mato Grosso.

O evento reuniu os 19 Campi do IFMT, e levou apresentações artísticas para a Praça Brasil, Casario, Shopping Rondon Plaza, Sesc e no próprio Campus, onde alunos de escolas estaduais e municipais também participaram do evento.

Para 2020, a Extensão do Campus está trabalhando em uma nova frente, que é o empreendedorismo. O Núcleo Incubadora Ativa, desde o ano passado vem estimulando os estudantes a transformarem em projeto ideias inovadoras. E para este ano, o objetivo é ampliar o número de projetos, e levar estudantes para participarem de palestras e editais de fomento.

A intenção da Extensão é fazer com que mais projetos sejam executados para atender a comunidade externa e o Campus Rondonópolis se torno um exemplo no fomento de pequenas empresas.