Teve início neste mês o curso ‘A Cartografia como ferramenta no ensino da Geografia’, que faz parte do edital de extensão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis. O projeto é voltado para o ensino de cartografia para pedagogos da rede pública municipal de ensino.
De acordo com um dos coordenadores do projeto, Wilson Soares, o curso terá duração de 40 horas, e os pedagogos terão aula teórica e prática. No qual, durante o curso eles terão que ter domínio para desenvolver os mapas cartográficos, e depois repassar para os alunos.
O surgimento do curso se deu ao ser analisado que nos anos iniciais do ensino fundamental, os pedagogos não têm formação para trabalhar com cartografia, com leitura do mapa e a sua interpretação. O mais comum é esse conteúdo não ser encaixado no plano de ensino dos professores, e o foco fica apenas na leitura, escrita e matemática.
Nas aulas práticas os professores terão que construir mapas da região de Rondonópolis. E entre as propostas oferecidas no final do curso, será a visita em algumas unidades de ensino para verificar ao final se o método está sendo aplicado corretamente.