A equipe do projeto de pesquisa "Ciência Criativa", composta por cinco alunas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Rondonópolis, foi classificada, nesta terça-feira (29), na segunda etapa da 2ª edição do Desafio Liga Jovem, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o projeto de ensino de Ciências voltado para pessoas com deficiência visual.
O projeto, intitulado “Modelagem para o Ensino de Conceitos Relacionados às Ciências da Natureza”, utiliza impressão 3D e usinagem para ensinar conceitos científicos a pessoas com deficiência visual e foi o vencedor da etapa regional. As alunas aprovadas nesta etapa receberam, cada uma, um incentivo de R$ 500 pela participação. A coordenadora do projeto, professora doutora Adriane Barth, foi responsável pela inscrição da equipe e orientação ao longo do processo.
De acordo com Felipe Gustavo de Souza Tavares, gestor estadual do Programa de Educação do Sebrae, o objetivo da iniciativa é estimular comportamentos empreendedores nos alunos. E ter a participação do IFMT foi motivo de comemoração, ainda mais com a conquista das estudantes.
“Nós queremos inserir esses comportamentos empreendedores na vida dos alunos em todas as fases, desde o laboratório até o mercado de trabalho. O Desafio Liga Jovem busca desenvolver habilidades de negociação, comunicação e aplicação do pitch, mostrando que o empreendedorismo pode transformar a ciência em um agente de mudança na vida deles”, explicou Tavares.
Para Akira Carvalho, estudante do 3º ano do curso de Informática e bolsista no projeto Ciência Criativa, a premiação trouxe uma nova perspectiva de aprendizado, proporcionada pelo Desafio Liga Jovem. “Fiquei muito feliz! Esse desafio abriu um enorme campo de conhecimento, foi um universo completamente novo. Quando tivemos que fazer o pitch [apresentação direta e curta para "vender" a ideia de uma startup a um possível investidor], foi totalmente diferente, mas tivemos apoio dos professores e profissionais do IFMT”, disse Carvalho, comemorando seu prêmio.
O Desafio Liga Jovem é uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o país, com o objetivo de resolver um problema de suas escolas ou comunidades usando a tecnologia para desenvolver soluções como sites, aplicativos, jogos ou metodologias analógicas.
Estudantes premiadas no Desafio Liga Jovem:
- Akirah Carvalho Genaro
- Isabelly de Souza Paulo
- Livya Almeida de Jesus
- Luiza Gonçalves do Nascimento Cavalcante
- Raica Sophia Teixeira da Silva
Texto: Rafaela Souza e Priscila Xavier - estagiária de Jornalismo