A professora de Claudyanne Almeida do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que leciona a matéria de Sociologia no Campus Rondonópolis, bacharel e licenciada em Ciências Sociais e Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, concluiu no mês de setembro desse ano seu Doutorado no Programa de pós graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECO) na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá-MT, a pesquisa teve como tema Comunidades Intencionais: cartografia afetiva em modos de pensar e fazer.
O doutorado teve a duração de quatro anos e foi realizada na perspectiva das ecovilas, que são pequenas comunidades de assentamentos humanos auto suficientes, que juntos e intencionalmente, buscam formas de viver um estilo de vida de baixo impacto ambiental, onde criam alternativas societárias para lidar com o ser humano de forma mais solidária e cooperativa, usando técnicas de comunicação não violenta e com o objetivo de formar uma sociedade um grupo social preocupado com as questões ambientais, sociais e psíquicas dos sujeitos.
A professora explica que a proposta da pesquisa era estudar como esses grupos estavam materializando essas possibilidades de modo de viver em outra cultura espaço, tempo cosmológico. Ao longo da pesquisa a professora estudou 4 ecovilas brasileiras, 3 delas no estado do Rio de Janeiro (RJ) e uma delas no estado da Bahia (BA), e esteve em cada uma de 15 a 20 dias vivendo e experienciando esse modo de vida.
Para Almeida, o impacto dessa formação contribui significativamente no exercício em sala de aula, pelo aprendizado para a educação formal e informal, ela diz “nos dias atuais os alunos estão cada vez mais ligados virtualmente e essa pesquisa cria alternativas de sociedade e canais de circulação democrática de pensamento crítico, com base na educação ambiental, o que possibilita que o professor inclua em sua didática conceitos interdisciplinares ligados a biologia, ecologia, sustentabilidade e questões comunitárias”, explicou Claudyanne.
O aprendizado adquirido pela professora oferece base teórica para que sejam criados projetos de pesquisa e extensão para os alunos do campus de Rondonópolis, onde os conhecimentos excedam o campo teórico para o campo prático, tendo um impacto direto nas relações interpessoais e coletivas.
Texto: Priscila Xavier - Estagiária de jornalismo
Revisão: Rafaela Souza - Jornalista IFMT