início do conteúdo

Professor do IFMT, Marcelo Brito, lança livro sobre os diários de José Saramago

Publicado por: Campus Rondonópolis / 10 de Agosto de 2023 às 14:40

Para os fãs de literatura e apaixonados pelas obras de José Saramago, um novo livro foi lançado em homenagem ao autor. A obra ‘Viver e Contar’ do professor doutor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Marcelo Brito, acaba de ser publicada em seu formato digital pela editora EdUFMT e traz uma leitura crítica dos diários pessoais de Saramago, intitulados Cadernos de Lanzarote.

Nesses diários, Saramago compartilha seus pensamentos sobre o mundo contemporâneo, suas preocupações com a sociedade e a política, revela um pouco de sua vida pessoal, além de tecer considerações sobre sua obra.. Ele aborda questões como a desigualdade social, o impacto da globalização, os problemas econômicos, o papel da cultura e da arte, entre outros tópicos relevantes.

Em Viver e contar, Marcelo Brito assume uma dicção diarística para analisar os Cadernos. Sendo assim, trata-se de diários sobre diários. Em sua corajosa opção de redigir o principal produto de seu trabalho doutoral como um diário-tese, o pesquisador pôde refletir sobre os textos de Saramago por meio de jogos de especularidade.

A sugestão de transformar a tese de doutorado em livro, veio da própria banca, e a ideia de publicar o livro em uma linguagem menos acadêmica partiu da editora. “A minha tese foi aprovada pela Editora da UFMT através de um edital de seleção de teses e dissertação. E  o editor me solicitou dar uma roupagem menos acadêmica, foi o que fiz. Mas, no geral, continua um trabalho de crítica literária sobre uma vertente pouco explorada da obra de Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Nobel”, disse Brito.

De acordo com o orientador de doutorado, Vinícius Carvalho Pereira, no prefácio do livro, a tese foi muito elogiada pela banca examinadora e é uma dupla alegria ver a publicação do livro. “Como ex-orientador de doutorado de Marcelo, é uma dupla alegria ver que a tese ‘Viver e contar: diários de uma tese sobre os Cadernos de Lanzarote, de José Saramago’ se tornar livro. Parte da alegria, claro está, é a de ver hoje o resultado final de um belo percurso de pesquisa, depois de ter podido acompanhar de perto o seu desenvolvimento e discutir com Marcelo, ao longo de alguns anos e muitos diálogos, as melhores estratégias para alcançar os objetivos por ele traçados”, ressaltou.

Para os interessados pela obra, o acesso gratuito pode ser realizado no site da Editora da UFMT (https://www.edufmt.com.br/).

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT