Palestra sobre cartografia marca encerramento de projeto de matemática no IFMT

Publicado por: Campus Rondonópolis / 29 de Novembro de 2017 às 16:23

A palestra será realizada nesta quarta-feira (29), às 19h no IFMT Rondonópolis

Encerra nesta quarta-feira (29) o projeto ‘Conceituar, Manipular e Aplicar Matemática: o laboratório de ensino de matemática como caminho possível’. Com atendimento de mais de 300 alunos do ensino público através de oficinas e 40 professores em minicursos, o evento conseguiu atingir o objetivo, que era dar uma nova visão no ensino da matemática.

E neste último dia, será realizada uma palestra com o doutor em educação em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop, Edson Pereira Barbosa, no qual, o tema tratado será ‘Laboratório de Matemática no Espaço Comunicativo’. O evento acontecerá no IFMT Rondonópolis, às 19h.

“Durante a palestra vou falar de teoria rapidamente, e vou dar exemplos do que já temos feito em Sinop na área de cartografia. É um convite para repensar a postura com relação aos objetos que nós lidamos e relação do professor e aluno. Colocaremos que o espaço de aprendizado é um espaço de comunicação, onde o aluno também tem que falar”, explicou Edson Barbosa.

Os coordenadores do curso Magda Santos e Nelson Odi avaliaram como positivo os seis meses de duração do projeto, pois houve um bom retorno tanto por parte dos alunos como dos professores que participaram das oficinas, minicursos e palestras.

De acordo com Nelson Odi, os professores que trouxeram seus alunos para as aulas em laboratório sentiram uma considerável diferença no aprendizado depois que os estudantes tiveram contato com as ferramentas de ensino de matemática disponibilizadas no laboratório.

E para 2018 a ideia é dar continuidade no projeto com base nas demandas apresentadas pelos docentes. “Muitos professores disseram que se tivessem esses materiais na escola, os alunos aprenderiam muito mais rápido. A percepção deles foi que com o material didático de matemática, aqueles alunos que estão patinando no aprendizado, iriam se desenvolver melhor”, disse Nelson Odi.

Com isso, o próximo passo do projeto será focar na construção dos materiais de didáticos junto aos professores, e eles levarem isso para dentro das salas de aula.