O VII Circuito de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, evento tradicional da instituição, ofereceu 21 oficinas gratuitamente por alunos e docentes durante a sua realização. Os oficineiros utilizaram suas habilidades para trazer mais conhecimento aos participantes, nas áreas que abrangem artes visuais, música, dança, teatro, literatura e audiovisual.
O professor Guidson Coelho, responsável pela organização e suporte das oficinas, explicou que as oficinas são uma oportunidade para alunos e servidores adquirirem conhecimento e ampliarem suas habilidades na área das artes, desse modo têm-se a possibilidade de explorar as diversas vertentes que as artes podem oferecer.
“Nas oficinas os participantes conseguem ampliar um pouco mais suas perspectivas sobre as artes em situações que talvez no dia a dia não seria possível. Um maior contato com a música, teatro, artes plásticas e instrumentos musicais de diversas formas, além do intuito recreativo, tudo isso expande as inúmeras possibilidades que as artes nos oferecem.” disse Coelho.
A estudante do segundo ano de secretariado Flavia Larissa de Souza Carvalho, atua como proponente da Oficina Imersão Poética: Uma Jornada Pela Poesia, com o auxílio do também aluno Gustavo Vinícius do terceiro ano de informática, eles oferecem uma espécie de viagem sob a perspectiva poética com foco na escrita através do sentir, com dinâmicas individuais e coletivas.
Flávia que já escreve suas próprias poesias há cerca de 4 anos conta que embora se sentisse insegura em expor suas obras e principalmente ensinar, mas se surpreendeu positivamente com o projeto, já que teve a oportunidade de ensinar e aprender no processo.
“No meu primeiro ano fui o único representante de poesia na MArte e ali vi a necessidade de estimular os alunos a apreciarem a poesia pelo campus, e desde então muitas experiências já foram compartilhadas, o meu eu do primeiro ano estaria muito orgulhoso.” disse Gustavo.
Texto: Priscila Xavier - Estagiária
Revisão: Rafaela Souza - Jornalista