Na última sexta-feira (18), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis recebeu a visita da delegação da Ativa Incubadora do IFMT Cáceres. O objetivo do encontro foi a troca de experiências entre os membros dos Núcleos Makers e da Ativa Incubadora, com o intuito de fortalecimento e de futuras parcerias.
A visita começou pela manhã no InspiraLab Laboratório Maker, coordenado pela professora Drª. Adriane Barth. Os visitantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas no laboratório e participaram de uma formação breve sobre os processos de impressão 3D, como os tipos de filamentos e suas características, o funcionamento básico de uma impressora 3D e noções dos softwares usados no processo de modelagem para impressão.
“Essa troca é importante para fortalecer os makers, firmar parcerias e conhecer as ações inovadoras que estão acontecendo dentro do IFMT”, ressaltou a coordenadora.
Já à tarde, os gestores da Ativa (Núcleo Criativa) do Campus Rondonópolis, Jucilene Priebe e Carlos Faustino, acompanharam o grupo em uma visita à Ativa. O objetivo principal foi a troca de experiências entre os núcleos incubadores, estabelecendo um diálogo sobre as principais ações e execução de projetos, visando replicar boas práticas.
A Ativa é um ambiente dentro do IFMT que oferece suporte técnico, gerencial e tecnológico para empreendedores, com o objetivo de tornar os empreendimentos sustentáveis e promissores. Vinculada à Pró-reitoria de Extensão, a Ativa promove empreendimentos inovadores, ajudando a transformar ideias em negócios de sucesso, com potencial competitivo e de gestão.
O contato com a equipe da Ativa IFMT Cáceres foi importante para estabelecer uma parceria colaborativa entre os campi, visto que essas incubadoras já existem em outras cidades, contribuindo para o desenvolvimento local.
Para o gestor do Núcleo Criativa, Carlos Faustino, compartilhar o que está dando certo é uma forma eficaz de replicar o conhecimento. “Foi um momento de troca de saberes, socialização das práticas e das ações que estão funcionando em Rondonópolis, para que eles possam avaliar o que pode ser replicado na Ativa Incubadora de Cáceres”, comentou.
Durante a visita, também foram compartilhados os processos de pré-incubação, uma fase obrigatória para os núcleos, e explicadas as etapas que vão desde a definição de conceitos iniciais de criatividade e inovação até a modelagem dos negócios. Foram abordados, ainda, a realização de workshops com convidados externos e os projetos pré-incubados dos alunos, e os visitantes tiveram a oportunidade de participar das dinâmicas e diálogos com os gestores locais de Rondonópolis.
A delegação de Cáceres era composta pelos alunos Eduardo André Fialho da Silva, Darlene Santana Neves e Izabela Silva, além do gestor da Ativa Campus Cáceres, Vagner Aniceto Teixeira, e do professor Lucas Nunes Jorge.
Texto: Rossana Arruda - estagiária de Jornalismo
Revisão: Rafaela Souza - jornalista