Matemática Crítica será tema de palestra do II CEPEx

Publicado por: Campus Rondonópolis / 5 de Junho de 2018 às 16:00

A palestra será realizada no dia 06 de julho, às 20h, no IFMT – Campus Rondonópolis

Matemática crítica será tema de uma das palestras do II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis. Com o tema, ‘Os Desafios do Ensino da Matemática’, a palestra com o Dr. Aldi Nestor de Souza será realizada no dia 6 de julho, às 20h, e tem como objetivo atingir o público do Ensino Superior.

De acordo com Aldi Nestor, o tema Matemática Crítica é um conceito novo que surgiu na década de 80 e veio da Dinamarca. E a teoria consiste em olhar para a matemática e através do ensino e da aprendizagem entender suas aplicações políticas e sociais.

Um dos exemplos muito utilizado pelo doutor é o debate sobre o déficit da Previdência Social, no qual, a discussão fica polariza entre quem defende que existe um saldo negativo e outros que dizem que o saldo é positivo. O resultado depende muito das variáveis que os interessados no tema colocam para se chegar a resposta. Ou seja, modelo matemático é imune, não tem lado, mas as pessoas têm.

“Sobre o déficit da previdência, há pessoas que dizem que existe e outras dizem que não. Seja qual for a resposta, tem um cálculo, e esse cálculo está certo possivelmente das duas maneiras. O que vai diferenciar são as variáveis que você inclui”, disse Aldi.

Com isso Aldi irá apresentar na palestra que a educação matemática critica estão cheia de variantes, e que através do conhecimento é possível fazer a construção de vários saberes.

Para participar, faça sua inscrição no site: https://cepex.roo.ifmt.edu.br/inicio/