O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (FETAGRI), lançam hoje (13), o projeto "Solo Vivo: Desenvolvimento e Sustentabilidade em Assentamentos de Mato Grosso".
Participam da solenidade, no Centro de Treinamento Sindical Rural (Centresir) da Fetagri, em Várzea Grande, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, e o Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Julio César dos Santos. Na ocasião também serão lançadas outras ações voltadas à agricultura familiar em parceria com diferentes instituições de Mato Grosso. Somadas, elas preveem investimentos na ordem de R$ 140 milhões.
O projeto Solo Vivo tem como objetivo principal promover a sustentabilidade na agricultura familiar do estado, através do mapeamento e análise detalhada das condições do solo nos assentamentos. O investimento será de R$ 6.800.000,00, beneficiando mais de mil famílias em pequenas propriedades rurais de todo o estado.
Cinquenta e quatro alunos dos cursos do IFMT e 17 servidores docentes e técnicos participarão da iniciativa, que pretende realizar um diagnóstico preciso das condições dos solos nos assentamentos de Mato Grosso, promover a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, fortalecer a segurança alimentar das comunidades rurais, além de estimular o desenvolvimento socioeconômico dos assentamentos e contribuir para a conservação do meio ambiente.