Inscrições abertas para o Programa Parlamento Jovem 2020

Publicado por: Campus Rondonópolis / 15 de Abril de 2020 às 10:50

Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020 - PJB 2020

O que é o PJB?

O PJB é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil.

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

Quem pode participar?

Qualquer estudante que preencha os seguintes requisitos:

• Tenha entre 16 e 22 anos até a data da viagem para Brasília;
  • Esteja matriculado(a) e frequentando regularmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares. Se o(a) estudante cursa o ensino técnico integrado ao ensino médio, ou está cursando o ensino médio na modalidade EJA (educação de jovens e adultos), também está apto(a) a participar;
  • Não ter participado como deputado(a) jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Afinal, temos que dar oportunidade aos jovens que nunca tiveram essa experiência!

Como fazer a inscrição?

Para participar do PJB, o estudante deverá seguir 3 passos:

• Elaborar um projeto de lei;
  • Preencher o formulário eletrônico de inscrição;

Anexar os seguintes documentos:

Cópia do documento de identidade;

Declaração de que está matriculado regularmente no ensino médio ou técnico integrado, em que conste o ano cursado, ou de que está matriculado regularmente no ensino médio na modalidade EJA;

Termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso seja menor de 18 anos (o modelo está disponível no site, junto à ficha de inscrição).

O projeto de lei deverá estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados.

Para mais informações, acesse o site: https://www2.camara.leg. br/a-camara/programas- institucionais/educacao-para- a-cidadania/parlamentojovem