IFMT Rondonópolis realiza aula inaugural de turma FIC Empreendedorismo EJA

Publicado por: Campus Rondonópolis / 5 de Abril de 2023 às 08:36

A turma que iniciou as aulas nesta segunda-feira (03) é a segunda atendida gratuitamente pelo Campus Rondonópolis.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis realizou nesta semana a aula inaugural do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Empreendedorismo e Inovação. O curso tem como público alvo estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) integrado à Educação Profissional e Tecnológica de escolas públicas do município, e terá duração de quatro meses.

O IFMT fez uma parceria com a Escola Estadual Professora Maria Elza Ferreira Inácio, que se comprometeu a oportunizar um momento para que os estudantes realizem o curso, que acontecerá semanalmente no campus, nas sextas-feiras.

A ação tem como objetivo promover a qualificação profissional inicial na área do empreendedorismo e gestão de negócios, incentivando a identificação de novas oportunidades e a ação empreendedora, articulando formação humanística, social e profissional.

A abertura do curso veio ao encontro da necessidade das pessoas estarem em busca de ter renda própria, mas de forma mais autônoma. O empreendedorismo é uma habilidade que muitos desejam adquirir para abrir o próprio negócio ou melhorar a gestão de uma empresa já existente. No entanto, muitas vezes o acesso a esse tipo de educação é limitado por barreiras financeiras.

Ao longo dos quatro meses de curso, que é dividido em três núcleos de aprendizado, sendo Conhecimentos Fundamentais, Vivência no Mundo e no Trabalho e Tecnológico, os estudantes aprenderão técnicas de linguagem e comunicação, empreendedorismo, inovação, direito, legislação, gestão financeira, marketing, modelagem de negócio e plano de negócios.