IFMT Rondonópolis recebe mais de R$ 700 mil para obras de acessibilidade

Publicado por: Campus Rondonópolis / 23 de Setembro de 2021 às 14:14

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis realizou nesta quarta-feira (15) a primeira reunião presencial com os servidores. A reunião aconteceu na quadra de esportes, cumprindo todas as normas de segurança e contou com a presença especial do Reitor Júlio Santos, que veio anunciar o início das obras de acessibilidade do Campus.

No total, o Campus receberá R$ 709 mil reais para a execução do projeto de acessibilidade, que incluirá, também, a adequação contra pânico e incêndio e o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas  (SPDA), com recursos oriundos de orçamento próprio (LOA IFMT) e da  Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec).

O contrato, assinado em agosto deste ano, deverá ser executado por 6 meses, até fevereiro de 2022. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no dia 8 de setembro, e a empresa iniciou  os trabalhos no campus esta semana.

O reitor do IFMT, Julio César dos Santos, pontua que a questão da acessibilidade é um compromisso e faz parte do projeto de tornar o Instituto Federal de Mato Grosso uma instituição cada vez mais inclusiva. “O investimento em acessibilidade tem sido uma das prioridades do nosso início de gestão”, destacou o reitor.

Para o diretor-geral do Campus Rondonópolis, Diogo Ítalo Segalen da Silva, a adequação da acessibilidade interna do campus é um sonho antigo da comunidade de atender a todos sem distinção e, principalmente, as pessoas com deficiência. O projeto das obras foi desenvolvido na gestão passada, e a licitação ocorreu no final do exercício de 2020.

A partir de 2021, com a liberação do orçamento, iniciou-se um alinhamento entre a gestão do campus e a reitoria do IFMT para iniciar as obras, já que o orçamento do campus não permitia a execução do projeto.

"O prof. Julio César dos Santos não mediu esforços para conseguir os recursos necessários para iniciar o projeto de acessibilidade  do campus. Somos muito gratos pela dedicação e por honrar seus compromissos dentro da nossa comunidade”, destacou o diretor-geral.

Ainda durante o evento, aconteceu a apresentação da Fanfarra do Campus Rondonópolis, sob a coordenação do professor de música, Adergildo Cardoso. Essa é a segunda apresentação pública dos alunos, que no dia 07 de setembro realizaram um desfile pelo bairro Vila Mineira.

E sobre o retorno das atividades presenciais, os servidores foram informados que no dia 23 de setembro haverá uma reunião do Conselho Superior (Consup), que definirá quais os próximos passos que os Campi darão para o retorno das aulas presenciais.