O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Rondonópolis realizou o workshop do Projeto de Extensão: InspiraLab Maker Tecnologia e Sociedade, a ação de extensão foi voltada para disseminar a cultura maker e apresentar o InspiraLab IF Maker a alunos da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, nesta terça-feira (03).
O evento ocorreu na própria escola no período matutino, com a participação de quatro turmas dos 8º e 9º anos, totalizando 59 alunos estudantes.
Segundo a coordenadora do projeto Dayane Cristina Rosa de Almeida, assistente em administração do IFMT Rondonópolis, o principal objetivo do projeto é tornar acessíveis as metodologias e tecnologias do laboratório maker, instigando os participantes a explorar esses conhecimentos tanto em âmbito pessoal quanto profissional. A cultura maker, promovida pelo projeto de extensão InspiraLab Maker, engloba o uso de ferramentas como impressoras 3D, canetas 3D e impressoras a laser, dispositivos que incentivam o aprendizado prático e criativo. O objetivo foi cumprido e os alunos da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano vivenciaram essa experiência e ampliaram suas perspectivas acadêmicas e profissionais.
“Através do contato com essas tecnologias, espera-se ainda que os alunos desenvolvam habilidades como criatividade e resolução de problemas, ampliando o entendimento sobre as possibilidades de atuação em diversas áreas”, finaliza a coordenadora.
A atividade está alinhada com o regulamento de Extensão do IFMT, que prevê o apoio ao desenvolvimento local e regional por meio de projetos que integram o Instituto à comunidade externa. Ao proporcionar essa vivência prática, o IFMT busca aproximar a instituição de outros setores da sociedade, contribuindo para a formação de uma geração mais conectada às inovações tecnológicas e às demandas do mercado de trabalho atual.
Texto: Rossana Arruda - Estagiária
Revisão: Rafaela Souza - Jornalista