O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis realizou, no último dia 24 de agosto, a colação de grau de 22 estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Turismo e Conservação Ambiental Local, no âmbito do Programa Qualifica Mais Bioeconomia na Amazônia Legal.
O curso teve início em abril deste ano, com uma carga horária de 200 horas, e foi oferecido na modalidade presencial, com aulas no campus Rondonópolis e atividades de campo, complementando a formação profissional dos estudantes. Realizado aos sábados em 20 encontros, o curso proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem conhecimentos e habilidades que culminaram na formação.
A coordenadora local do curso, Reny Rezende Camargo, destaca que o curso traz inovação para o turismo de Rondonópolis, suprindo uma demanda de profissionais qualificados no mercado local e preenchendo uma lacuna no setor econômico do turismo. Além disso, o curso oferece uma formação diretamente ligada à sustentabilidade e à valorização ambiental.
“Rondonópolis tem um potencial muito grande para o turismo, mas é pouco explorado justamente pela falta de profissionais qualificados. A região é bastante rica em recursos naturais; dessa forma, os novos profissionais formados estão preparados para a preservação ambiental e para explorar oportunidades econômicas, já que o turismo se torna um nicho de negócio”, afirma Camargo.
O curso incluiu conhecimentos em cooperativismo e empreendedorismo, garantindo que os alunos possam atuar na profissão de forma segura, além de noções de informática, segurança do trabalho e legislação ambiental.
Estiveram presentes na formatura, o diretor-geral do campus, Diogo Segalen, o diretor de ensino, Leonir Janke, e o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Rondonópolis, Pedro Augusto Carvalho de Araújo.
Texto: Priscila Xavier - estagiária de Jornalismo
Revisão: Rafaela Souza - jornalista