IFMT Rondonópolis oferece curso de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas para servidores

Publicado por: Campus Rondonópolis / 13 de Dezembro de 2018 às 14:00

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, através da Comissão Permanente de Capacitação realizou durante os dias 11 e 13 de dezembro o curso in company "Gestão de Riscos nas Contratações Publicas".

O curso ministrado pelo professor Lúcio Antônio Frezza Costa, analista do Ministério Público da União lotado na Procuradoria Geral do Trabalho do Distrito Federal. Lúcio Antônio possui pós graduação em Direito Público,e é professor/instrutor em diversas instituições como Enap, ESMPU, Consultre etc, ministrando cursos nas diversas áreas de convênios, licitações e contratos administrativos.

A capacitação foi uma demanda da Gestão do Campus e da Comissão Permanente de Gestão de Riscos, e contou com 30 vagas e uma carga horária de 20h.

O objetivo geral do curso é capacitar os servidores públicos nos aspectos da Gestão de Riscos nas Contratações Públicas em todas as fases, desde o planejamento até o recebimento definitivo do objeto, bem como identificar os principais riscos decorrentes das contratações, de forma a proporcionar uma melhor satisfação do interesse público, atendendo às legislações pertinentes.

Segundo Heberty Michel Canpanin de Oliveira, presidente da Comissão Permanente de Gestão de Riscos do Campus, "inicialmente, a expressão 'risco' causou certo desconforto, mas, ao longo do curso vimos que a novidade trazida pela Instrução Normativa 05/2017 SEGES/MP, gerenciamento de riscos nada mais é que o planejamento prévio nas contratações públicas, analisando questões como probabilidades e impactos daquele ato para que não ajam prejuízos a administração pública", disse Oliveira.
Este é o terceiro curso realizado no Campus neste ano, na modalidade In Company. O primeiro foi o curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa, realizado de 26 a 27 de julho; o segundo foi o curso de Fiscalização de Contatos Administrativos, realizado nos dias 21 a 23 de novembro de 2018.

Comissão Permanente de Capacitação é instituída pela portaria n 69/2018, retificada pela portaria 184/2018.