O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis está sediando nesta semana, em parceria com o Senado Federal e a Câmara Municipal de Rondonópolis o Interlegis, programa do Senado Federal que promove a modernização do Poder Legislativo no Brasil. No total, 14 representantes de Câmaras Municipais estão em Rondonópolis para participar do curso, que irá encerrar sexta-feira (12) na Câmara.
O curso que tem como objetivo apresentar um Portal Modelo, que facilita a criação e publicação, pelas câmaras municipais, de seu próprio site na internet, assim como o sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que orienta a gerenciar o conteúdo desse site. E a parceria com o IFMT foi devido ter estrutura laboratorial para comportar toda a equipe e alunos, que vieram até do município de Cotriguaçu.
Para a diretora do IFMT, Laura Aoyama, a parceria entre o Senado e o IFMT é importante e um dever, pois é necessário que seja facilitado o acesso à educação e a informação para a população. “A questão do acesso à informação é importante com relação o que realmente acontece no legislativo. E essa parceria além de importante é também nosso dever fazermos de tudo para agilizar essa questão”, disse Aoyama.
Na sexta-feira, os representantes das câmaras municipais ainda participam de palestras sobre o Programa de Modernização do Legislativo, “A importância dos marcos jurídicos e da sua atualização; e o “Municipalismo em primeiro lugar: fomento aos municípios e pacto federativo”. As palestras serão na Câmara Municipal de Rondonópolis.
O programa Interlegis está sendo viabilizado em Mato Grosso numa iniciativa do senador Wellington Fagundes.
Este é o quarto evento do Interlegis em Mato Grosso. Cuiabá, Sinop e Barra do Garças foram as primeiras cidades a contar com as oficinas. Agora é a vez de Rondonópolis. A próxima cidade a sediar as oficinas Interlegis é Cáceres (de 05 a 09 de junho).