Na manhã desta sexta-feira (31), a diretora geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, Laura Aoyama, se reuniu com o prefeito Zé Carlos do Pátio para firmar uma parceria entre o município e a escola. Entre os assuntos debatidos estava a oferta de cursos para atender os servidores da prefeitura, em troca de melhorias na infraestrutura para atender o campus.
De acordo com a diretora, atualmente o IFMT possui problemas pontuais que precisam de soluções rápidas para garantir a permanência dos estudantes. Entre elas, a melhoria da iluminação e urbanização em torno da escola, a disponibilização de passes livres para alunos de baixa renda e alteração das rotas dos ônibus no período de entrada e saída dos estudantes. Além disso, foi solicitada a oferta de estágio por parte da prefeitura para receber os alunos do ensino médio e superior.
Entre as principais demandas que já serão atendidas, está a questão da iluminação em torno do campus, que segundo o prefeito é uma prioridade por se tratar de segurança. Já as outras pautas, serão tratadas junto aos secretários de cada área, para que a escola continue atuando junto à comunidade.
E na contrapartida, o IFMT irá abrir espaço para cursos de Ensino a Distância (EaD) e Programa de Ensino para Jovens e Adultos (Proeja) para funcionários da prefeitura, atendendo assim a necessidade do órgão de acordo com a demanda.
“A prefeitura desde o inicio da implantação do IFMT sempre foi muito solícita. E é importante estreitar os laços para atender melhor a comunidade. E assim poderemos ter um feedback de cursos que podemos oferecer atendendo necessidades pontuais da região. E essa parceria é uma via de mão dupla, no qual, eles nos ajudam através das secretarias, abertura para estágios, transporte coletivo e nós oferecemos a nossa estrutura e corpo técnico para ajudar a prefeitura”, disse Laura Aoyama.
O prefeito Zé Carlos do Pátio lembrou que a implantação do IFMT foi durante a sua primeira gestão e essa parceria agora será importante para o desenvolvimento da região da Vila Operária. “O IFMT é muito importante para Rondonópolis, pois está localizada em uma das regiões que mais cresce no município e precisamos estabelecer essas parcerias para atender a comunidade”, afirmou.