O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis realizou nesta quarta-feira (14) uma reunião entre a diretoria do Instituto e a empresa Rumo Logística, com o objetivo de estabelecer parcerias baseadas em projetos que já são referências no Estado, como o Programa de Extensão Tereza de Benguela, que oferece cursos de capacitação.
Estiveram presentes na reunião representantes da Rumo, a auditora socioambiental da ferrovia de Mato Grosso, Letícia Guerra, e o especialista em gestão social Leonardo Garcia.
Guerra explicou que a empresa já atua em parcerias com outras instituições de ensino no Estado e que o interesse em formalizar possíveis projetos surgiu devido ao excelente histórico de ações na educação do IFMT, que, assim como a Rumo, busca deixar um legado positivo nas comunidades em que está inserido. “Quando a gente tem a possibilidade dentro das nossas linhas de atuação a gente também desenvolve outras atividades sempre em contato com a comunidade”, disse Guerra.
O diretor do IFMT Rondonópolis, Diogo Ítalo Segalen, afirma que a quantidade de parcerias que o IFMT conseguir angariar impacta de forma direta e benéfica a comunidade regional e todo o Estado de Mato Grosso. Ele destacou que firmar parcerias tanto públicas quanto privadas é uma forma de atender às necessidades dessas comunidades.
“Muitas vezes essa comunidade tem uma necessidade que não está dentro dos eixos do nosso Campus, então essa parceria vem para financiar essa formação, o que impacta diretamente no número de pessoas que são capacitadas para que possamos cumprir a missão do IFMT”, disse Segalen.
Também participaram da reunião representantes da Pró Reitoria de Extensão como a Diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares - Hilda Regina Pereira Menezes Olea e a Gestora do Programa de Extensão Teresa de Benguela - Laura Caroline Aoyama de Barros.
Jornalista Estagiária: Priscila Xavier
Revisão: Rafaela Souza