IFMT Rondonópolis é aprovado em edital da SETEC-MEC para construção de um Laboratório Maker

Publicado por: Campus Rondonópolis / 1 de Setembro de 2020 às 15:18

O retorno das aulas presenciais, após o fim da pandemia, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis terá um motivo a mais de alegria, além do reencontro com os colegas. Isso porque, o Campus foi aprovado no edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) para realizar a construção de um ‘Laboratório Maker’.

Na tradução literal, o laboratório de fazer, foi contemplado com R$ 132 mil reais em recursos que serão destinados para compra de materiais como impressoras 3D, canetas 3D, Smart TVs, kits de arduíno e de robótica e outros equipamentos que irão auxiliar no Ensino, Pesquisa e Extensão.

O projeto foi uma ação realizada pela Coordenação de Extensão do Campus Rondonópolis. E o coordenador, Carlos Faustino, destacou as ações que poderão ser realizadas com o novo espaço que deve ficar pronto no início de 2021.

“Um laboratório maker é um dos ambientes com maior potencial para o desenvolvimento de ideias e protótipos, a tecnologia dos equipamentos abre um leque de infinitas possibilidades que podem ser abraçadas por todas as áreas profissionais dentro de cada especificidade de seus conhecimentos. Dessa forma, a proposta de integrar projetos que contemplem diferentes áreas será sempre pauta no InspiraLab, garantindo de forma efetiva e assertiva que as soluções e inovações tecnológicas desenvolvidas sejam firmemente estruturadas através do compartilhamento de saberes distintos entre os membros que os compõem”, disse Carlos Faustino.

O InspiraLab, o nome adotado para o novo espaço, conseguiu estar entre os selecionados do edital da SETEC-MEC devido a ações que já vem sendo desenvolvidas no Campus Rondonópolis desde 2019, com a efetivação do Núcleo da Criativa da Ativa Incubadora.

Atualmente o campus já trabalha com prototipagem de soluções através  do Núcleo, assim, uma das propostas do projeto foi a integração do espaço como etapa obrigatória de desenvolvimento de tecnologias nos editais da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) ligados a Ativa Incubadora do IFMT, colocando assim, a cultura maker, como um desenvolvimento que passará a ser essencial nos projetos regidos por editais da extensão que contemplem, por exemplo, a pré-incubação de ideias e negócios e a própria incubação de empresas em si.

O Edital da MEC-SETEC previa a participação dos institutos federais de todo o país, e em Mato Grosso três foram contemplados inicialmente por chamada interna, sendo eles: Campus Octayde, Campus Campo Novo do Parecis e Campus Rondonópolis.