IFMT Rondonópolis apresenta 3 projetos na 2ª FECITI

Publicado por: Campus Rondonópolis / 21 de Junho de 2016 às 15:15

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Rondonópolis participou entre os dias 20 e 21 de junho da 2ª FECITI – Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis, que é um espaço de apresentação de trabalhos de cunho científico e soluções tecnológicas desenvolvidas por alunos, oferecendo assim, oportunidade de trocas de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia.

Foram três os trabalhos que o IFMT levou para serem apresentados no evento, sendo sob as orientações dos professores Diego Carneiro e Tatiane Siqueri, do curso de Alimentos.

Os dois projetos apresentados pela professora Tatiane Siqueri, traz experimentações que visam a maior durabilidade dos alimentos e o acesso a alimentos saudáveis para pessoas que possuem alergia e intolerância ao leite animal.

No caso do trabalho voltado para a conservação dos alimentos, o projeto formulou uma resina natural e de fácil fabricação para que seja utilizado nos alimentos, e, assim evitar o seu amadurecimento precoce e por consequência a perca e o descante.

Um dos exemplos citados pela pesquisadora foi a banana que passou por testes, e a fruta que continha resina na sua casca apresentou maior durabilidade que a outra banana que ficou exposta naturalmente apresentou manchas pretas já no primeiro dia.

De acordo com Tatiane, se a pesquisa conseguir mostrar seu custo beneficio poderá futuramente ser utilizado por indústrias que sofrem a grande quantidade de percas.

Doces sem leite animal

O segundo projeto apresentado pela pesquisadora foi a substituição de leite animal por leite de arroz e de inhame. A experiência visa atender ao público que sofre com a intolerância e alergia a lactose.

Com isso, os estudantes de alimentos apresentaram uma nova versão do beijinho, brigadeiro e doce de leite. E quem experimentou garantiu que não dá para sentir muito a diferença e até compraria o produto se estivesse disponível no mercado.

“Quando uma pessoa não pode de jeito nenhum provar uma receita de origem animal, e tem a opção de provar um doce feito leite de arroz ou inhame, elas vão gostar, pois é uma opção para quem não tinha. O gosto é claro que nem sempre é parecido, mas dos visitantes da feira que experimentaram, boa parte disseram que comprariam se estivesse disponível no mercado”, disse Tatiane Siqueri.

Chutney do Cerrado

Chutney é um molho indiano feito com frutas (manga e maçã), vinagre e açúcar, e é muito utilizado para temperar saldas e carnes. Contudo, na versão regional, a maçã foi trocada pelo pequi e ganhou o paladar dos visitantes da 2ª Feciti. A receita faz parte do projeto do pesquisar Diego Carneiro, que buscou deixar bem mato-grossense a receita.

A pesquisa que iniciou em outubro de 2015, vem fazendo diversos testes, e o principal é o de paladar. No qual, foram utilizados quantidades diferentes de pequi na receita, e a mais gostosa de acordo com o público foi a que havia 5%.

De acordo com o Diego Carneiro, a aceitação da receita está sendo positiva durante a feira e quem experimentou gostou. “Quem experimentou disse que é um produto diferente, mas que é gostoso ao paladar”.