IFMT realiza intervenção no Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 29 de Janeiro de 2018 às 09:53

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, através da Comissão Promotora de Estudos Temáticos, realizou hoje na escola uma intervenção em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis. Essa é a primeira atividade desenvolvida pela Comissão, que ao longo do ano ainda irá debater sobre Feminismo, Gêneros e Direitos Civis.

Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis foi criada em 2004, e desde então vários movimentos são realizados na busca do reconhecimento dos direitos e respeito desse público.

O IFMT já vem realizando ações nesse sentido, sendo que o primeiro foi à aprovação do nome social na carteirinha de estudante, diários de classe, cadastros, fichas, formulários, divulgação de notas, resultados de bolsas e estágios.

No Campus Rondonópolis, foi aberto o primeiro curso de Formação Inicial Continuada (FIC) voltado especialmente para o público Trans do município. O projeto de inclusão social visa oferecer capacitação na área de Operador de Computador para até 30 transexuais. Além do curso de computação, as Trans terão matérias relacionadas a direitos humanos, comunicação, relações interpessoais e imagem pessoal.

Na intervenção realizada neste dia 29 de janeiro na escola, por meio de um folder esclareceu o significado dos termos utilizados para diferenciar o segmento. E vários cartazes foram colocados na escola para exemplificar casos de Transexuais e Travestis que são reconhecidas mundialmente e nacionalmente.

O objetivo da Comissão é desmistificar curiosidades em torno desse tema, realizando assim, um trabalho de quebra de preconceitos existentes.

Reconhecimento à Diversidade

O reconhecimento à diversidade de gênero de pessoas travestis e transexuais está assegurado nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (2015), no Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009), na Resolução da Conferência Nacional de Educação (2010).