O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis está participando da 3ª edição da Virada Científica - Ciência, Arte e Cultura, com diversos projetos de extensão. O objetivo é apresentar à comunidade as ações que o Instituto vem realizando nos últimos meses.
O evento começou nesta quarta-feira (11) e segue até o dia 13 de setembro, na Escola Major Otávio Pitaluga (EEMOP), em Rondonópolis.
O IFMT estará presente nos três dias de evento, apresentando aos alunos do ensino médio diversos projetos desenvolvidos no campus de Rondonópolis e que impactam positivamente a sociedade. Entre eles, destacam-se:
- Curso de Extensão de Produção de Sabão Caseiro: Disponibiliza 30 vagas para participação dos estudantes, com uma carga horária de 160 horas, incluindo aulas teóricas e práticas ofertadas no campus.
- Ativa Incubadora de Empresas do IFMT: Incentiva e prepara os alunos para o empreendedorismo dentro do ambiente acadêmico.
- Projeto Minhocário: Tem como objetivo instigar a curiosidade e a observação científica a partir de um minhocário.
- INSPIRAlab: Um laboratório que desenvolve ideias e protótipos de equipamentos de tecnologia, onde os alunos aprendem a desenvolver suas habilidades e contribuir socialmente.
- IFMT News: Um jornal interno do Campus Rondonópolis que divulga ações estudantis.
A Virada Científica é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e tem como objetivo promover a popularização da ciência por meio da diversidade de atividades interativas, exposições, oficinas e palestras.
Texto: Priscila Xavier - estagiária de Jornalismo
Revisão: Rafaela Souza - jornalista