Gincana promove interação entre estudantes do Campus Rondonópolis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 9 de Maio de 2023 às 16:33

Se você conhece ou estuda no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) já ouviu falar sobre a importância de aprender na prática o que é passado em sala de aula. E tendo essa missão, professores do Campus Rondonópolis estão sempre em busca de proporcionar aos estudantes experiências relacionados ao curso técnico que eles ingressaram.

Pensando nisso, no mês de abril os discentes do curso de Secretariado receberam a missão de organizar uma gincana que envolve jogos e brincadeiras que promoveram a interação entre calouros e veteranos.

Todo ano o evento conta com um tema, e neste a escolha foi ‘Mitologia Grega’. Para entrar no clima de competição e estudo sobre os deuses os cursos de Alimentos (verde), Informática (amarelo), Química (azul) e Secretariado (vermelho) foram divididos por cores e cada um recebeu seus deuses. Sendo, vermelho: Ares, Hermes e Afrodite; azul: Poseidon, Atenas e Hera;  Amarelo: Zeus, Hefesto e Apolo; e verde: Artemis, Dionisio e Demeter.

Para a professora Carla Mendes, que leciona a disciplina Organização de Eventos, no curso de Secretariado a atividade prática pode ser uma forma interessante de promover a aprendizagem baseada em projetos, nos quais os alunos são responsáveis por planejar e executar todas as etapas do evento, desde a definição do tema até a divulgação e realização. Além disso, a organização da gincana buscou desenvolver habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe, liderança, comunicação e negociação.

Entre os desafios aos estudantes que promoveram o evento estavam a organização do cerimonial, que precisava contar com: roteiro, definição de pontuação em cada brincadeira, definição de regras, promoção da interação entre as equipes de forma saudável e quebras de barreiras sociais.

Dos resultados satisfatórios para todos os estudantes que participaram do evento, a questão social, no qual um dos desafios foi a arrecadação de alimentos, que contou com o empenho de todos, e assim, mais de 300 cestas básicas foram distribuídas entre famílias carentes de Rondonópolis.

E para os que participaram como promotores da gincana, o desafio foi lidar com questões interpessoais. A discente Rita Maria do Nascimento, foi uma das que se propôs a estar à frente da organização, e destacou que lidar com críticas e melhorar a comunicação serão as lições que levará como aprendizado para vida.

“O principal desafio foi lidar com críticas, colocando à prova nosso trabalho, ética e compromisso. Fora os desafios internos, como por exemplo, falta de comunicação entre a comissão, entre os líderes e os alunos, dentre outros fatores que dificultaram a execução do evento. Mas, acredito que conseguimos superar essas dificuldades e aprender com elas”, disse a estudante do curso técnico em Secretariado.