O estudante João Pedro de Almeida Santos, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis foi aprovado para realizar em 2025 um intercâmbio no Canadá, que está previsto para o mês de maio. O discente participa das atividades de internacionalização do campus como embaixador-mirim e é voluntário da AFS Global Intercâmbios. Ele se juntará a outros 18 estudantes selecionados para representar cada um dos 19 campi nessa experiência acadêmica internacional.
Por meio da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) a instituição oferece cursos de línguas estrangeiras gratuitos no Centro de Idiomas (IFMT Idiomas), realizados exclusivamente na modalidade à distância, de forma assíncrona, através da Plataforma Educacional de Autoaprendizagem Altíssia.
Os alunos selecionados puderam estudar online, e contar também com um mentor de plataforma, que no caso do Campus Rondonópolis inicialmente foi a professora Jordana Lendhart, e a partir de novembro de 2022, a docente Julianna Bezerra assumiu a mentoria de plataforma. A partir desse curso, os alunos puderam concorrer a uma vaga no intercâmbio.
Com uma série de requisitos, entre eles, atingirem o mínimo via teste de nivelamento de linguagem, que seria o nível intermediário e estarem matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus, três alunos se destacaram e estavam aptos a participar do processo seletivo. João foi o que alcançou a melhor nota e conseguiu a aprovação.
O estudante, que há mais de um ano prioriza os estudos de idioma de maneira regular na plataforma Altíssia, conta que está muito feliz com essa oportunidade, de poder aperfeiçoar seu inglês sendo capaz de se comunicar com os colegas e professores, colocando em prática todo conhecimento já adquirido.
O intercâmbio de curta duração prevê atividades acadêmicos-culturais, sendo, um curso de duas semanas Full Time Intensive - General English, atividades culturais e Job Shadowing. No curso os participantes serão colocados em salas de aulas multiculturais e participarão de atividades envolvendo as quatro habilidades comunicativas: escuta, fala, leitura e escrita.
Na parte acadêmica-cultural, os participantes realizarão atividades que complementarão a imersão, como visitas aos pontos principais da cidade de Toronto, pontos históricos relevantes, bibliotecas públicas da cidade e às universidades e escolas. Já no programa Job Shadowing os participantes terão a oportunidade de observar profissionais em seus locais de trabalho por meio de visitas técnicas, possibilitando a familiarização com ferramentas e recursos relevantes para atuação profissional no Canadá, assim como o desenvolvimento de redes de contatos.
Além do conhecimento, João tem grandes expectativas também em relação a sua futura vida profissional, “através do Job Shadowing posso ter a possibilidade de me inserir no mercado de trabalho, dentro da área de química, que é o que eu estudo. Sou muito grato ao IF por me proporcionar isso através das parcerias, jamais pensei ser possível participar de um intercâmbio e agora vou realizar um sonho”, disse Santos.
Leia também: https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/estudante-do-ifmt-rondonopolis-conquista-medalha-de-ouro-na-olimpiada-brasileira-de-astronomia/
Texto: Priscila Xavier - Estagiária
Revisão: Rafaela Souza - Jornalista