Egressos do IFMT se tornam servidores públicos da UFR

Publicado por: Campus Rondonópolis / 5 de Abril de 2024 às 16:49

Na última semana dois egressos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis tomaram posse como servidores públicos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Ambos, ex-estudantes do ensino médio integrado, agora atuam na sua área de formação técnica e o diploma foi um diferencial tanto na aprovação do concurso, como no aumento do salário.

Os, agora, servidores federais, o assistente em administração André Santana de Jesus - formado em 2017 - e o técnico em tecnologia da informação, Bruno Gabriel Palmeira da Costa Paniago - formado em 2022 -  são egressos, respectivamente , dos cursos de Secretariado e Informática.

Ambos atribuíram o sucesso da conquista no concurso ao IFMT, mas vale destacar que durante a passagem pelo Campus, os egressos foram atuantes participando de diversas atividades. André Santana, se envolveu nos esportes no contra turno, jogando vôlei nos Jogos do IFMT, e estagiou na Secretaria de Documentação Escolar. Enquanto, Bruno, foi bolsista de Extensão e responsável pela edição do Podcast Partilhas Sociológicas, e organizador de um livro na área de Sociologia, antes dos 18 anos.

Lotado na Secretaria de Esporte e Cultura da UFR, André explicou que o IFMT foi fundamental para sua base de formação na área administrativa, e quando decidiu estudar para o concurso, utilizou o tempo principalmente resolvendo as questões da banca. E ao tomar posse, seu diploma técnico foi levado em consideração ao ser designado para o setor da sua formação, além de já ter 20% de aumento no salário.

“O curso técnico em Secretariado é praticamente um curso de administração. Você tem muitas bases da administração, e isso ajudou muito, porque caiu nas partes específicas da prova. Como eu já tinha essa base que eu trazia comigo desde o Ensino Médio, foquei mais na resolução de questões de outros concursos. E, por ser técnico em Secretariado, a UFR me alocou na Secretaria de Esporte, que é um setor importante aqui”, disse Santana.

Lotado na TI da UFR, Bruno Paniago, que também é estudante da universidade na área de Sistema de Informação, contou que focou em estudar para o concurso nas áreas que ele tinha menos conhecimento, enquanto a área técnica ele apenas fez revisões, por já ter uma base adquirida no Ensino Médio Técnico.

“Definitivamente o IFMT foi muito importante para a minha formação, me forneceu uma boa base de ensino, além disso, na prova teve perguntas sobre conhecimentos específicos do cargo (que tinha maior peso), e como me formei técnico em informática, soube o que responder nessas perguntas”, disse.

Para o IFMT, esses resultados positivos são motivo de celebração e validação de seus esforços contínuos para preparar os alunos para o sucesso profissional, demonstrando que a educação de qualidade pode ser um trampolim para oportunidades transformadoras significativas.