Conhecimento e autoconhecimento contemplaram temas das oficinas do III CEPEx

Publicado por: Campus Rondonópolis / 20 de Agosto de 2019 às 13:36

Dentro da programação do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), as oficinas são uma das programações mais esperadas pelos congressistas, pois é uma oportunidade de adquirir conhecimento de maneira prática. Durante dois dias de evento aconteceram 26 oficinas, sendo que 17 propostas foram submetidas por parceiros do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). No total, 490 pessoas participaram das atividades, e para que tudo ocorresse conforme programado, 57 pessoas foram envolvidas nas ações.

E entre as oficinas propostas pelos parceiros externos era a oficina “Conectado-se: o poder da empatia e da resiliência”, ministrada pelas egressas Ana Carolina Campos, Ana Pistori, Giovana Macedo e Mariana Vilela.

O principal objetivo delas era fazer com que as pessoas presentes na oficina saísse com um novo olhar para o mundo, sabendo o quão perseverantes são e quão empáticas devem ser com o próximo para que tenhamos uma comunicação fluída e acolhedora com o próximo.

As egressas desenvolveram uma dinâmica onde os participantes da oficina deveriam escrever em um papel os principais problemas que encontram ao olhar para dentro de si, sem precisar se identificar, depois todos sentados em uma roda conversavam sobre os conflitos. Em seguida era proposta soluções para esses problemas. A oficina foi pensada pela estudante de psicologia Giovana Macedo e a ideia era fazer com que a oficina parecesse uma terapia coletiva, onde todos se sentissem acolhidos e a vontade para falar sobre os seus conflitos.

A oficina se encerrou com mensagens de conforto, onde era pontuado o quão resiliente você é, e o quão longe você pode ir com os seus sonhos, a oficineira Mariana Vilela disse: “o universo não te dá nada que você não dê conta” e a egressa Ana Pistori encerrou a oficina parafraseando o músico, Gabriel O Pensador “se ainda não deu certo é porque ainda não chegou no fim”.

Matéria produzida para o projeto - Jornal GIRO IFMT
Texto: Ludmila de Oliveira Santos - 2º Secretariado