Na última sexta-feira (03), foi realizada a aula inaugural da Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis. O evento marcou o início das atividades da primeira pós-graduação do campus, que tem como objetivo capacitar professores do município e região. A cerimônia contou com a presença de autoridades da Prefeitura, que é parceira no projeto, e da Reitoria.
A cerimônia de abertura foi dividida em vários momentos. Os discentes foram recebidos com uma apresentação da Fanfarra e conheceram parte da equipe de professores que ministrarão as disciplinas. Na abertura oficial, autoridades do IFMT e da Prefeitura relembraram o início das tratativas para que o curso se tornasse realidade. A cerimônia foi seguida por um coffee break e pela aula magna ministrada pelo professor doutor em Educação em Ciências do Instituto, Marcelo Leão.
Para o diretor geral do IFMT, Diogo Segalen, a parceria entre o IFMT e a Prefeitura tem rendido bons frutos para toda a comunidade. “Esse curso já foi um sonho e hoje se torna realidade, então para os servidores públicos municipais e os outros estudantes, é uma grande oportunidade. Nós temos um grupo de docentes qualificados, e agora temos uma modalidade nova”, disse Segalen.
Representando a Prefeitura, a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva Terezinha de Cól, destacou a importância dos educadores estarem em constante formação. “Foram realizadas muitas reuniões para chegar a uma proposta ideal que pudesse atender os professores do município. Agradeço o empenho da equipe desta instituição para chegar neste dia, que é um dia de festa, especialmente para quem vai fazer essa especialização. Porque nós educadores estamos em constante formação, não podemos parar nunca, pois todo dia enfrentamos desafios novos”, disse Neiva de Cól.
A especialização tem entre suas características atividades práticas que envolvem novas tecnologias nas ciências, e o objetivo será trazer formas modernas no ensino básico. Ao final do curso, que tem duração de 12 meses, os alunos terão que apresentar um projeto prático para ser aplicado em sala de aula.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o coordenador da pós-graduação, Selton Evaristo de Almeida Chagas, o Diretor de Pós-Graduação do IFMT, Professor Erineudo de Lima, e representando a pró-reitoria de Ensino, a Professora Ana Claudia Tasinaffo Alves.