Alunos do IFMT se reúnem com MPF e definem audiência pública para debater PEC 55

Publicado por: Campus Rondonópolis / 22 de Novembro de 2016 às 08:18

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (21) e Audiência Pública será marcada antes da votação final da PEC no Congresso Nacional

Alunos do Movimento Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Rondonópolis se reuniram nesta segunda-feira (21) com o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Guilherme Rocha Gopfert, para definirem uma data para a Audiência Pública sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que está tramitando no Congresso Nacional.

O encontro entre estudantes e MPF se deu em decorrência das negociações para desocupação da escola, que aconteceu no dia 10 de novembro. Tanto o MPF, como o Ministério Público Estadual (MPE) representado pelo promotor da Infância e Juventude, Ari Madeira, se colocaram a disposição para intermediar uma conversa entre alunos, senadores e sociedade civil.

Durante a reunião desta segunda-feira (21), Guilherme Gopfert, se comprometeu com os estudantes que buscaria um espaço na Câmara Municipal de Rondonópolis, e posteriormente uma agenda com os senadores ligados ao município para que haja o diálogo sobre os pontos positivos e negativos da PEC 55.

“Vamos buscar sensibilizar a câmara e buscar os senadores para que tenha esse debate. Além disso, considero importante convocar outros órgãos para se pronunciar e chamar a sociedade toda para esse encontro”, disse o procurador, que considera essa ação pioneira no Brasil neste momento de ocupações.

Para o aluno do IFMT Geovane de Oliveira, que é um dos lideres do movimento estudantil, a ocupação conquistou resultados positivos e essa Audiência Pública é um exemplo delas. “Foi um movimento que conquistou resultados, tanto que estamos conversando com o MPF. Além disso, desconstruímos muitos mitos, chamamos professores e autoridades para o debate, por isso consideramos satisfatórias nossas conquistas”, afirmou.

No acordo firmado entre MPF e Movimento Estudantil, a Audiência Pública deverá ser marcada antes do dia 13 de dezembro, que é quando acontece a última votação da PEC no senado.

Estiveram presentes na reunião, representantes da direção do IFMT e os alunos: Gabriel Oliveira, Johnny França, Helton Correa, Geovane de Oliveira, Yasmin Morais e Stephany Oliveira.