início do conteúdo

Alunos do IFMT Rondonópolis se classificam para etapa regional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Publicado por: Campus Rondonópolis / 22 de Outubro de 2024 às 16:29

Os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, Antônio Carlos Freire de Sousa Júnior e Ana Karla Romualdo dos Santos, egressos dos cursos de Alimentos e Química Integrado ao Ensino Médio, se classificaram para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com dois trabalhos aprovados.

No próximo dia 24, os alunos estarão em Brasília (DF), subsidiados pela Fiocruz, em um encontro comemorativo que terá como objetivo o compartilhamento dos projetos classificados, proporcionando uma troca de experiências e conhecimentos, uma vez que os classificados de toda a região Centro-Oeste estarão presentes.

O mesmo evento ocorrerá também no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 24 e 28 de novembro, onde, mais uma vez, os alunos do IFMT Campus Rondonópolis comparecerão.

A OBSMA (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente) é um programa promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas de todo o país, voltado para alunos de escolas públicas e privadas.

Ana Karla, que foi uma das alunas envolvidas no desenvolvimento do projeto de ciências IFespécies desde o início, afirma que o interesse surgiu a partir da observação do próprio ambiente do instituto, localizado ao lado de uma Área de Preservação Permanente (APP).

“Vivem ali diferentes espécies de animais que têm o local como habitat natural, e a ideia era classificá-las de acordo com a taxonomia, fotografá-las, divulgá-las e, principalmente, preservar essas espécies”, explica.

“É importante participar da OBSMA, pois consegui aplicar os conhecimentos teóricos e biológicos em produções textuais e audiovisuais. A partir disso, consigo melhorar meu senso crítico da realidade e fixar os conceitos aprendidos em sala de aula”, afirma Carlos Freire.

O professor do IFMT Campus Rondonópolis Leonir Jancke, orientador e responsável pelas inscrições dos projetos na OBSMA, afirma que essa conquista traz visibilidade ao IFMT e credibilidade para os projetos desenvolvidos no campus. Além disso, para os alunos, representa uma injeção de ânimo para futuros projetos e aumenta o sentimento de orgulho pessoal.

Sobre os projetos:

IFespécies - conhecer para preservar tem como objetivo a catalogação de espécies que habitam as redondezas do IFMT Campus Rondonópolis, visando garantir a preservação dessas espécies e a segurança dos discentes e servidores do instituto.

O projeto audiovisual Biopirataria, a usurpação do meio ambiente e dos saberes tradicionais, também inscrito na OBSMA e classificado para a etapa regional, trata da apropriação de conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, muitas vezes feita por estrangeiros que utilizam esses saberes, especialmente medicinais, para fins comerciais, sem repassar os devidos créditos às comunidades indígenas. Esse curta-metragem, desenvolvido pelos alunos, envolveu idealização, direção, edição, produção e suporte técnico, em um processo iniciado em 2022. O objetivo é conscientizar sobre essa prática de apagamento histórico no Brasil.

 

Texto: Priscila Xavier - estagiária de Jornalismo
Revisão: Rafaela Souza - jornalista

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT