Estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis participaram da Olimpíada Mato-grossense de Química (OMQ), realizada nos dias 7 e 8 de julho de 2024. Entre os vencedores, destaca-se a aluna do curso Técnico em Alimentos, Arlayne Carvalho Genaro, do segundo ano do ensino médio, que conquistou a medalha de ouro.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 30 de novembro, no auditório do IFMT Campus Bela Vista, em Cuiabá-MT. Arlayne recebeu a medalha pessoalmente, junto com outros participantes premiados.
A OMQ é uma competição acadêmica que reúne estudantes de escolas públicas e privadas de Mato Grosso, com o objetivo de estimular o estudo da Química e identificar talentos na área. A iniciativa busca melhorar a Educação Básica, promover o aperfeiçoamento de professores e ampliar a inclusão social por meio da difusão do conhecimento científico.
Arlayne destacou que sua maior motivação para participar da olimpíada veio do incentivo do professor Felipe Perin, mestre em Química. Segundo ela, a confiança cresceu após ele afirmar que ela tinha potencial para ganhar a medalha de ouro, bastando acreditar em si mesma. "Sempre tive facilidade em aprender Química, e o conteúdo da prova era exatamente o que eu já havia estudado em sala de aula. Fiz a prova com calma e estava confiante, pois as questões estavam no meu nível".
Sobre a experiência, a estudante afirmou que foi incrível participar da sua primeira olimpíada e que o evento também serviu para evidenciar o grande potencial do IFMT, reconhecido pela qualidade do ensino oferecido.
O professor Felipe explicou que a competição tem um caráter educacional e visa estimular o interesse pela Química e pela ciência em geral. Além disso, busca identificar talentos, reconhecer estudantes com grande potencial na área científica e promover o intercâmbio cultural e acadêmico. Ele destacou ainda que a olimpíada possui várias etapas, desde a regional e a nacional até a internacional, o que proporciona troca de experiências entre estudantes de diferentes países.
Para preparar os alunos, o IFMT desenvolveu um projeto de ensino extracurricular focado na interpretação e resolução de problemas de Química. “Durante as explicações, especialmente na resolução de exercícios, consigo observar quais estudantes se destacam. Foi nesse contexto que percebi o potencial da Arlayne e a convidei para participar da olimpíada”, relatou o professor.
Felipe também mencionou os desafios enfrentados durante a preparação, como conciliar os conteúdos curriculares do ensino técnico integrado, que possuem disciplinas específicas, e o planejamento necessário para que a preparação para a olimpíada não interferisse nas demais áreas de estudo.
Texto: Rossana Arruda - Estagiária
Revisão: Rafaela Souza - Jornalista