início do conteúdo

SOBRE O IFMT RONDONÓPOLIS

HISTÓRICO

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Rondonópolis foi idealizado em 2007, através de audiências públicas realizadas com a sociedade civil, no qual foi confirmada a necessidade da criação da instituição na Região Sul. Com isso, foi iniciado em 2008 o planejamento, quando foi incorporada a área doada pelo município ao IFMT.

No dia 29 de novembro de 2010 o Campus foi inaugurado virtualmente em Brasília, e no dia 05 de janeiro de 2011 se iniciou as atividades administrativas contando inicialmente com 09 servidores, entre docentes e técnicos.

Finalmente no dia 14 de março de 2011 ocorreram as aulas inaugurais dos cursos técnicos de Nível Médio Integrado em Química, Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Secretariado, Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos Modalidade Proeja e Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática.

Para que o Instituto funcionasse desde o inicio com metas e responsabilidades, foram definidos quatro eixos temáticos para trabalhar, sendo eles: Informação e Comunicação, Controle de Processos, Gestão e Negócios e Produção Alimentícia. E dentro destes eixos temáticos que o Campus Rondonópolis passou a ofertar 3 cursos técnicos de nível médio integrados e 1 curso técnico subsequente.

Em 2012, o quadro de servidores já apresentava 40 profissionais, sendo 24 docentes e 16 técnicos administrativos. Em 2013 foram concluídas as obras da guarita, o fechamento da área do Campus, construção da calçada externa, poço artesiano e os laboratórios de química, física, biologia, alimentos e informática. Em 2014 o Campus contava com 40 docentes e 37 técnicos administrativos e a biblioteca já dispunha de um acervo de aproximadamente 3150 obras.

Por fim, em 2022, o Campus Rondonópolis possui quatro cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, sendo que o novo curso acrescentado em 2018 foi de Informática. Além disso, no período noturno funciona os cursos Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e Licenciatura em Ciências da Natureza, que recebeu nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

 Por que Rondonópolis foi escolhida como cidade sede do campus IFMT?

- A cidade de Rondonópolis localiza-se, geograficamente, na região sul do estado de Mato Grosso, a 210 km da capital, Cuiabá, e representa 0,48% da área total do Estado, com uma área 4165 km2, sendo 129,2 km2 de zona urbana e 4035,8 km2 de zona rural. Desponta-se como um importante município, devido à sua privilegiada posição geográfica, determinada pelo entroncamento das BR 364 e 163, e tem como destaques econômicos o agronegócio, o comércio, os serviços, a construção civil e um crescente parque industrial. Os municípios limítrofes de Rondonópolis são: Juscimeira e Poxoréo (norte), Itiquira e Pedra Preta (sul), Poxoréo e São José do Povo (Leste) e Santo Antônio Leverger (oeste). Tem como distritos: Anhumas, Nova Galiléia, Boa Vista e Vila Operária.

__________________________________________________________________________________________________

MISSÃO DO IFMT

"Educar para a vida e para o trabalho".

 VISÃO DO IFMT

"Ser reconhecida, até 2019, como uma instituição de excelência na oferta de educação profissional e tecnológica".

 VALORES DO IFMT

 - Ética: Fundamental para as relações saudáveis.

-  Transparência: Um direito constitucional.

-  Profissionalidade: Na busca contínua pela qualidade.

-  Inovação: Utilizando das experiências para focar-se no futuro.

-  Empreendedorismo: Necessário para manter o propósito.

-  Sustentabilidade: Respeitando a sociedade e o planeta.

-  Humanidade: A dignidade da pessoa humana acima de tudo.

-  Respeito à diversidade: Reconhecemos as diferenças para alcançar a igualdade.

 - Inclusão: Diversidade e diferenças tratadas com equidade.

-  Democracia participativa: Por um fazer coletivo.

__________________________________________________________________________________________________

PDI 2014-2018
O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – é um documento em que se definem a missão, a visão e os valores da instituição, bem como as principais políticas, metas e ações do IFMT, devendo nortear a forma como as muitas áreas de abrangência do Instituto serão conduzidas pelos próximos cinco anos.

O IFMT já está em seu segundo PDI, tendo o primeiro vigorado do ano de 2009 a 2014, e o segundo e atual, de 2014 até 2018. Toda a construção dos documentos foi feita de forma colaborativa, com participação dos três segmentos - docente, discente e técnico-administrativo, de todos os campi do IFMT.

Acesse o PDI nos arquivos anexados abaixo:

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT