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PROJETOS EM ANDAMENTO

PROJETOS DE PESQUISA VIGENTES 2018/2019

Estudo Teórico DFT da Atividade Antioxidante e Propriedades de Compostos Fenólicos

Coordenador: Eduardo Nunes Maciel
Edital: 17/2018/IFMT/ROO
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Laura helena Girardi, Gabriela Bata Gomes dos Santos e Raphael Silva Lopes (todos do EMI e bolsistas do CNPq)

Resumo: Os radicais livres (RLs) são moléculas reativas formadas em diversos processos biológicos, sendo associadas a diversas doenças. Compostos fenólicos, em especial os flavonoides, apresentam diversas propriedades biológicas, principalmente a capacidade de capturar os RLs. Estudos demonstram que sua atividade antioxidante pode ser demonstrada através de cálculos quânticos, para determinar as entalpias de dissociação de ligação (BDE) e potenciais de ionização (IP) que estão relacionadas aos mecanismos de reação desses compostos com com os RLs. A teoria do funcional da densidade (DFT) surge como método aproximativo com um custo computacional relativamente baixo quando comparado outros métodos. Muitos funcionais são elaborados para a realização de cálculos utilizando a DFT, porém um estudo recente demonstrou que as propriedades que estão relacionadas com a capacidade antioxidante dos compostos fenólicos são mais bem descritas utilizando-se os funcionais M05-2X, M06-2X e LC-wPBE. Com isso o objetivo desse trabalho será calcular as BDEs, IPs, e algumas propriedades estruturais para compostos e compará-los com dados da literatura de outros funcionais. Os resultados obtidos poderão contribuir com a comunidade cientifica referente às propriedades que esses compostos apresentam e também poderão auxiliar na síntese de novos compostos com melhores propriedades antioxidantes.
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Estudo e Isolamento de Fungos Endofíticos a partir das raízes de Galianthe thalictroides - Rubiaceae

Coordenador: Maria José de Camargo
Edital: 21/2018/IFMT/ROO
Vigência: 01/09/2018 a 31/08/2019
Alunos: Géssy Cardoso Santos (EMI - bolsista CNPq)

Resumo: A fim de se descobrir novos produtos bioativos, a Química de Produtos Naturais nos últimos anos tem se voltado para as pesquisas com microrganismos e entre esses destacam-se os fungos endofíticos que embora compreendam uma enorme diversidade em espécies têm gerado importantes substâncias biologicamente ativas e vêm se tornando uma das maiores fontes naturais que necessitam ser exploradas. Nesse sentido, neste trabalho têm sido consideradas estratégias de isolamento para obtenção de substâncias a partir de fungos endofíticos da espécie Galianthe thalictroides (Rubiaceae), e considerando que fungos endofíticos tem apresentado uma rica fonte de metabólitos com uma diversificada variedade de aplicações terapêuticas, como antibióticos, imunossupressores, antiparasitários e agentes anticâncer. A espécie Galianthe thalictroides pertencente à família Rubiaceae, de uso popular na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, vem sendo estudada por um grupo de pesquisas do Instituto de Química da UFMS, na linha de pesquisa sobre potenciais agentes anticâncer obtidos de plantas da região Cerrado e Pantanal. O extrato etanólico das raízes desta planta apresentou  resultados      promissores     em      trabalhos      anteriores,      como     dois           novos    alcaloides β-carbolínicos, 1-hidroximetil-3-(2-hidroxipropan-2-il)-2-(5-metóxi-9H-β-carbolin-1-il)-ciclopentanol e 1-metil-3-(2-hidroxipropan-2-il)-2-(5-metóxi-9H-β-carbolin-1-il)-ciclopentanol,  assim   como outros 14 constituintes químicos: as antraquinonas 1-metilalizarina e morindaparvina-A, a cumarina escopoletina, o álcool homovanílico, (-)-epicatequina  e      os   esteroides estigmast-4-en-3-ona;            4,22-estigmastadien-3-ona; campest-4-en-3-ona; estigmast-4-en-3,6-diona;      6-β-hidróxi-stigmast-4-en-3-ona;     estigmasterol      campesterol,       sitosterol e sitosterol-3-O-β-D-glucopiranosídeo. A continuidade deste trabalho levou à caracterização de ciclopeptídeos tipo Rubiaceae (também conhecidos como RA) na raiz da planta. Vale ressaltar que alguns destes compostos já demonstraram potente atividade frente a quatro linhagens de células neoplásicas, como carcinoma de mama, carcinoma de rim, carcinoma de próstata e carcinoma de cólon. O presente projeto propõe o isolamento de fungos endofíticos presentes em Galianthe thalictroides, usando duas metodologias (meio sólido e meio líquido) tentando identificar os metabólitos secundários isolados,  produzidos  por fungos endofíticos,  contribuiindo para a busca novos produtos naturais bioativos da região de Cerrado e Pantanal com possíveis atividades citotóxicas, a serem estudadas em propostas posteriores.

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Avaliação Microscópica e Análise da Adição de Açúcar e Corantes em Méis Comercializados no Município de Rondonópolis - MT

Coordenador: Diego Dias Carneiro
Colaborador: Tatiane Moreira Siqueri
Edital: 21/2018/IFMT/ROO
Vigência: 01/09/2018 a 31/08/2019
Alunos: Ágata Cristie Cabral Santos e Mariana Silva de Souza Cangussu Castro (EMI - bolsistas CNPq)

Resumo: De acordo com a legislação vigente entende-se por mel o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas. Existem inúmeras pesquisas que comprovam que o mel, além de nutrir, apresenta diversas propriedades terapêuticas (antibiótica, anti-inflamatória, cicatrizantes, etc.). Essas propriedades, associadas ao alto valor de mercado do mel o torna um produto muito visado por adulteradores de alimentos, levando ao mercado produtos que não apresentam as características esperadas pelo consumidor. Diante dessa possibilidade de adulterações o presente projeto tem como objetivo realizar análises físicas e químicas que permitam avaliar a qualidade dos méis comercializados no município de Rondonópolis-MT. Espera-se através das análises realizadas obter dados que permitam uma verificar se os méis comercializados no referido município estão de acordo com o que determina a legislação vigente possibilitando assim sugerir melhorias no controle de qualidade e fiscalização dos produtos.
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Desenvolvimento e Análise Sensorial de Linguiça Vegetariana com Diferentes Agentes de Textura

Coordenador: Diego Dias Carneiro
Colaborador: Tatiane Moreira Siqueri
Edital: 21/2018/IFMT/ROO
Vigência: 01/09/2018 a 31/08/2019
Alunos: Ana Julia Galvão e Giovana de Castro Ivanis (EMI - bolsistas CNPq)

Resumo: O desenvolvimento de novos produtos de origem vegetal configura-se atualmente num potencial nicho de mercado, principalmente pela sociedade estar cada vez mais buscando uma alimentação saudável. A substituição de produtos cárneos clássicos por produtos desenvolvidos a partir de matérias primas vegetais se mostra como um mercado atrativo, onde dentre os diversos produtos possíveis de serem produzidos, se tem a linguiça, um alimento conhecido e consumido por grande parte da população brasileira e mundial. As linguiças serão elaboradas, por meio de diversas formulações, utilizando como fonte de proteína sementes, leguminosas ou cereais, dentre os quais os escolhidos para esse projeto foram o grão de bico (Cicer arietinum), lentilha (Chenopodion quinoa) e a quinoa (Lens culinaris). É importante ressaltar que a fonte de gordura a ser utilizada também será de origem vegetal. Sabe-se que a maior parte dos produtos vegetais que visam substituir a carne utilizam a proteína texturizada de soja (PTS) em sua composição e, visando fugir da trivialidade e buscando uma composição mais balanceada em aminoácidos e vitaminas, a PTS não será utilizada nas formulações. Uma vez que a PTS auxilia na textura do produto (deixando a fibrosidade similar à da carne) a  sua não utilização implica na busca por um agente de textura. Para tal serão testados substitutos à PTS como a farinha de linhaça, farelo de aveia e casca de banana. Espera-se obter, após análise sensorial, produtos finais com qualidade nutricional e sensorial apreciáveis e que a aceitação permita a inserção desse produto diferencial no mercado.
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Análise das ideologias políticas de esquerda a direita em Rondonópolis

Coordenador: Claudyanne Rodrigues de Almeida
Edital: 21/2018/IFMT/ROO
Vigência: 01/09/2018 a 31/08/2019
Alunos: Higor Henrique Carvalho Oliveira, Maysa Nunes Barbosa Vilela e Camila Santana Nunes (EMI - bolsistas CNPq)

Resumo: O projeto pretende analisar um recorte na questão das percepções sociais com viés de esquerda ou direita, tendo como base um banco de dados produzido por outro projeto de pesquisa com mesmo tema, aprofundando e desmembrando diversos cruzamentos já efetuados. No no projeto anterior foi produzido e aplicado um questionário quantitativo em 22 bairros, construído coletivamente com alunos de Ensino Médio do IFMT-campus Rodonópolis. Alunos de 5 turmas de 2º ano construíram – coletivamente e com orientação do coordenador- todas as fases de uma pesquisa quantitativa, desde a pesquisa aberta preliminar, elaboração do questionário quantitativo, aplicação do questionário com coleta de dados, estatística e construção de gráficos. Foi produzido uma grande base de dados estatísticos no google drive planilhas, neste foram gerados 39 gráficos das questões básicas e mais de 200 cruzamentos de variáveis. Foi feito, juntamente com os professores colaboradores e alunos bolsistas, uma análise sociológica dos dados básicos estruturantes, mas não foi possível realizar as análises dos cruzamentos das variáveis, visto o tempo do projeto.  Assim, esse projeto tem um grande potencial de análise política e sociológica fazendo esse recorte na imensa base de dados gerados.

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Etnia, classe e gênero: um estudo acerca dos marcadores de diferença como forma de estranhamento do outro entre estudantes do IFMT

Coordenador: Valter Cardoso da Silva
Colaborador: Claudyanne Rodrigues de Almeida e Silvia Maria de Moura Bonjour Costa
Edital: 21/2018/IFMT/ROO
Vigência: 01/09/2018 a 31/08/2019
Alunos: Thairini Roberta Moreno Zanardini, Eduarda Kovaleski Ferreira e Leandra Barbosa Rodrigues (EMI - bolsistas CNPq)

Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como os marcadores de diferença, a saber etnia, classe e gênero, contribuem para a construção do outro como alteridade entre os estudantes do IFMT. A base teórica escolhida, a partir do pós-estruturalismo e de outras correntes de pensamento, deverá lançar luz sobre os diversos processos de constituição da alteridade e oportunizar uma melhor compreensão da forma como a etnia, a classe e o gênero se constituíram historicamente, bem como os mesmos contribuem para o processo de estranhamento do outro em ambiente escolar. Metodologicamente optou-se pela pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, que irá se valer de questionários, entrevistas semi estruturadas que ocorrerão individualmente ou em grupo. O universo de pesquisa será constituído pelos estudantes dos 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível médio do IFMT. A proposta visa levantar quais eram as representações de alteridade com que estes estudantes chegaram ao IFMT, bem como elas se encontram no momento em que tais estudantes estão prestes a se tornar egressos dos IFMT. Parte-se da hipótese de que, embora os marcadores da diferença tenham fortes determinações nos processos de construção da alteridade, os processos educativos baseados em vertentes sócio históricas emancipatórias possam contribuir para posturas mais inclusivas por parte dos egressos dos cursos técnicos integrados ao nível médio do IFMT.

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Desenvolvimento de Sorvete de Iogurte com Extratos Vegetais Sabor Frutas Tropicais

Coordenador: Tatiane Moreira Siqueri
Colaborador: Diego Dias Carneiro
Edital: 21/2018/IFMT/ROO
Vigência: 01/09/2018 a 31/08/2019
Alunos: Kamilla Santana Silva, Talita Correia da Silva e Gustavo Pereira Leite Gonçalves (EMI - bolsistas CNPq)

Resumo: O Brasil está entre os países que mais consomem sorvetes no mundo e o sorvete de iogurte vem se destacando pelo crescente consumo. Considerando que esses produtos têm como matéria-prima principal os leites de origem animal e sabendo que o leite está entre os alimentos mais alergênicos bem como há uma considerável fração da população com intolerância ao mesmo além da crescente quantidade de pessoas que estão seguindo dietas livres de produtos de origem animal, torna-se  viável a proposta desse trabalho que é desenvolver sorvete de iogurte substituindo o leite por extratos vegetais de arroz e coco saborizado com frutas (manga e banana).  Os extratos vegetais utilizados serão o arroz que é de fácil acesso e preparo e o coco que potencial a ser explorado e apresenta boas propriedades nutricionais. Os testes de desenvolvimento do produto serão no Laboratório de Processamento de Alimentos do IFMTcampus Rondonópolis e após estudo e definição da formulação, serão determinados alguns parâmetros físico-químicos como acidez, pH e sólidos totais e também será realizada a análise sensorial e intenção de compra para avaliar a aceitação e viabilidade desses. Espera-se que os produtos tenham aspectos sensoriais (cor, aparência, textura e sabor) adequados, possuam bom rendimento e que sejam bem aceitos pelo público ao qual se destinam.

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Uma proposta de ensino de algoritmos e lógica de programação com base na aprendizagem colaborativa utilizando ambiente virtual de aprendizagem

Coordenador: Carlos Gracioli Neto
Edital: 21/2018/IFMT/ROO
Vigência: 01/09/2018 a 31/08/2019
Alunos: Maria Antônia Baraldi Névoa (EMI - bolsista CNPq)

Resumo: Ensino e aprendizagem de programação tem sido foco de muitas pesquisas, nas quais se pode destacar uma ênfase significativa na questão das dificuldades dos estudantes no entendimento de conceitos relacionados a esse aprendizado, sobretudo, gerando altos índices de reprovação e evasão. Considerando as possibilidades advindas do emprego de ferramentas tecnológicas no contexto educacional e com o intuito de contribuir no processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de lógica de programação, este trabalho visa desenvolver uma abordagem baseada na Aprendizagem Colaborativa, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle para apoiar o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos de programação de computadores, que possibilite a garantia do acompanhamento dos estudantes, para assegurar que as necessidades cognitivas para construir um algoritmo sejam internalizadas. Quanto aos procedimentos, este trabalho configura-se como uma pesquisa-ação, que tem como seu campo de aplicação o ensino de programação de computadores. A ação da pesquisa refere-se à implementação da proposta de ensino nas turmas dos cursos técnico e superior de computação do IFMT – Campus Rondonópolis. Desta forma, observa-se que o AVA proposto poderá contribuir no processo de ensino/aprendizagem de programação no sentido de ampliação do espaço temporal de sala de aula, na colaboração dos estudantes para a resolução das atividades, no estímulo a resolução de problemas e a pesquisa de assuntos relacionados aos conteúdo da disciplina. Conclui-se, portanto, que tal pesquisa pode motivar e/ou estimular o engajamento dos estudantes, ao mesmo tempo em que contribuir para uma construção significativa e colaborativa dos conhecimentos em programação de computadores.

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Compreensões sobre questões sociocientíficas em trabalhos apresentados em eventos brasileiros da área de Ensino de Ciências (2009-2018)

Coordenador: Adriane Barth
Colaborador: Marcio do Nascimento Gomes
Edital: 20/IFMT/Roo
Vigência: 01/09/2018 a 31/08/2019
Alunos: Ana Soares Ferreira (Graduação – Bolsista IFMT)

Resumo: O projeto constitui-se como parte de um projeto maior do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (GEPEC/IFMT Rondonópolis) sobre a inserção de dimensões sociocientífica e socioambiental em cursos técnicos. As investigações realizadas por tal grupo ocorrem em processo colaborativo de duas instituições de educação profissional do Mato Grosso de esferas distintas (a federal e a estadual). Este projeto, especificamente, busca mapear e caracterizar a produção acadêmica brasileira da área em Ensino de Ciências sobre a abordagem de Questões Sociocientíficas, período de 2009-2018, bem como analisar as compreensões conceituais que tais produções apresentam sobre a temática. A pesquisa de natureza aplicada, exploratória e quanti qualitativa, caracteriza-se como pesquisa documental por coletar os dados empíricos em anais dos principais eventos nacionais da área de Ensino de Ciências (caráter disciplinar), isto é, Encontro Nacional em Ensino de Biologia, Encontro Nacional de Ensino em Química e Seminário Nacional em Ensino de Física. Para o tratamento analítico dos dados será utilizado a metodologia da análise de conteúdo. Ao fim da execução do projeto, espera-se que seja possível o mapeamento e caracterização da produção acadêmica da área de Ensino de Ciências que tem por foco de pesquisa a abordagem de Questões Sociocientíficas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento deste campo do conhecimento e para o grande projeto de pesquisa já em andamento.O projeto constitui-se como parte de um projeto maior do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (GEPEC/IFMT Rondonópolis) sobre a inserção de dimensões sociocientífica e socioambiental em cursos técnicos. As investigações realizadas por tal grupo ocorrem em processo colaborativo de duas instituições de educação profissional do Mato Grosso de esferas distintas (a federal e a estadual). Este projeto, especificamente, busca mapear e caracterizar a produção acadêmica brasileira da área em Ensino de Ciências sobre a abordagem de Questões Sociocientíficas, período de 2009-2018, bem como analisar as compreensões conceituais que tais produções apresentam sobre a temática. A pesquisa de natureza aplicada, exploratória e quanti qualitativa, caracteriza-se como pesquisa documental por coletar os dados empíricos em anais dos principais eventos nacionais da área de Ensino de Ciências (caráter disciplinar), isto é, Encontro Nacional em Ensino de Biologia, Encontro Nacional de Ensino em Química e Seminário Nacional em Ensino de Física. Para o tratamento analítico dos dados será utilizado a metodologia da análise de conteúdo. Ao fim da execução do projeto, espera-se que seja possível o mapeamento e caracterização da produção acadêmica da área de Ensino de Ciências que tem por foco de pesquisa a abordagem de Questões Sociocientíficas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento deste campo do conhecimento e para o grande projeto de pesquisa já em andamento.

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Perfil de formação dos professores de Ciências Naturais nas séries finais do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais de Rondonópolis e suas implicações no ensino de ciências

Coordenador: Adriane Barth
Colaborador: Marcio do Nascimento Gomes e Thiago Ruiz Zimmer
Edital: 029/IFMT/PROPES
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Sandra de Souza Pereira (Graduação – Bolsista FAPEMAT)

Resumo: O Ensino de Ciências Naturais nas séries finais do ensino fundamental encontra, como um dos muitos desafios, a formação dos professores em uma única área da ciência, das múltiplas que compõe esse componente curricular. A formação voltada para uma área específica dificulta a exposição dos conteúdos de forma multidisciplinar o que, na maioria das vezes, leva ao ensino fragmentado dos conteúdos propostos. Com base neste cenário, o presente projeto tem como objetivo identificar a área de formação dos professores que atuam com o componente curricular de Ciências Naturais nas séries finais do Ensino Fundamental em escolas estaduais e municipais do município de Rondonópolis e correlacionar sua formação acadêmica com os conteúdos trabalhados em sala. A abordagem da pesquisa será quali-quantitativa e para a obtenção dos dados será aplicado um questionário que abrangerá questões organizadas em três blocos principais que fornecerão dados sobre: Bloco A) Perfil pessoal; Bloco B) Perfil de formação acadêmica e Bloco C) Perfil de atuação profissional. Com base nas informações obtidas espera-se verificar a área de formação dos professores e se estes tem conseguido trabalhar os conteúdos de ciência abrangendo as diferentes áreas. Ainda, espera-se identificar as lacunas existentes na formação dos professores que hoje atuam em Ciências Naturais gerando assim subsídios para a criação de cursos de formação que venham a auxiliar esses profissionais na transição de um ensino fragmentado para um ensino multidisciplinar.

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Análise da percepção acerca de questões Políticas e econômicas em Rondonópolis-MT-Brasil

Coordenador: Claudyanne Rodrigues de Almeida
Colaborador: Wilson Jose Soares e Valter Cardoso da Silva
Edital: 029/IFMT/PROPES
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Giliane Lima Leite (Graduação – Bolsista FAPEMAT)

Resumo: O projeto pretende dar continuidade a análises sociológicas de um banco de dados produzido por outro projeto com mesmo tema, aprofundando e desmembrando diversos cruzamentos  efetuados. OBJETIVO: identificar as ideologias políticas, a percepção sobre diversos temas políticos e econômicos, dos moradores de Rondonópolis, seu nível de conhecimento e informação acerca dos direitos humanos, do conceito de cidadania e de democracia e trabalhar esses dados gerados com alunos de Ensino Médio da cidade. Para tanto no projeto anterior foi produzido e aplicado um questionário quantitativo em 22 bairros, construído coletivamente com alunos de Ensino Médio do IFMT-campus Rondonópolis. Alunos de 5 turmas de 2º ano construíram – coletivamente e com orientação do coordenador- todas as fases de uma pesquisa quantitativa, desde a pesquisa aberta preliminar, elaboração do questionário quantitativo, aplicação do questionário com coleta de dados, estatística e construção de gráficos. Foi produzido uma grande base de dados estatísticos no google drive planilhas, neste foram gerados 39 gráficos das questões básicas e mais de 200 cruzamentos de variáveis. Foi feito, juntamente com os professores colaboradores e alunos bolsistas, uma análise sociológica dos dados básicos estruturantes, mas não foi possível realizar as análises dos cruzamentos das variáveis, visto o tempo do projeto.  Assim, esse projeto será extremamente necessário para realizar as análises sociológicos da imensa base de dados gerados.

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Desenvolvimento e Análise Sensorial de Hambúrguer Vegetariano com Diferentes Agentes de Textura

Coordenador: Diego Dias Carneiro
Colaborador: Tatiane Moreira Siqueri e Cleber Alves Feitosa
Edital: 034/IFMT/PROPES
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Thalya Rodrigues da Silva (Graduação – Bolsista FAPEMAT)

Resumo: O mercado consumidor está cada vez mais competitivo em todos os setores. Não obstante, a área de alimentos está sob essa ótica, onde para um produto obter destaque é importante que, além das qualidades sensoriais, também apresente características diferenciais como ser saudável e nutritivo. Um potencial mercado a ser explorado é o de alimentos desenvolvidos a partir da substituição da matéria prima animal pela matéria prima vegetal em sua composição, principalmente quando se trata de produtos com grande apreciação pelo público infanto-juvenil. Dentre os diversos produtos possíveis de serem produzidos, se tem o hambúrguer vegetariano onde a proteína e gordura animal típicas em hambúrgueres tradicionais será totalmente substituída por matérias-primas vegetais. O objetivo desse trabalho será a elaboração de hambúrgueres por meio de diversas formulações, utilizando como fonte de proteína sementes, leguminosas ou cereais. Visando fugir da trivialidade, não será utilizada a proteína texturizada de soja (PTS), dessa forma os hambúrgueres serão elaborados utilizando como fonte de proteína sementes, leguminosas ou cereais, dentre os quais os escolhidos para esse projeto foram o grão de bico (Cicer arietinum), lentilha (Lens culinaris) e a quinoa (Chenopodion quinoa). A não utilização da PTS implica na busca por um agente de textura, uma vez que em produtos vegetais, a texturização da soja leva ao desenvolvimento de produtos com textura próxima ao de produtos cárneos, devido à sua fibrosidade. Para tal serão testados substitutos à PTS como a farinha de linhaça, farelo de aveia e casca de banana. Espera-se obter, após análise sensorial, produtos finais com qualidade nutricional e sensorial apreciáveis e que a aceitação permita a inserção desse produto diferencial no mercado.

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Avaliação das Propriedades Químicas e Físicas de Meis Comercializados no Município de Rondonópolis-MT

Coordenador: Diego Dias Carneiro
Colaborador: Tatiane Moreira Siqueri
Edital: 037/IFMT/PROPES
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Luciene da Silva Braga Fidelix  (Graduação – Bolsista FAPEMAT)

Resumo: Desde tempos remotos o homem busca na natureza meios para se alimentar e tratar suas enfermidades. Dentre os produtos que apresentam ambas as caracteristicas se tem o mel, que de acordo com a legislação é o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas. Existem inúmeras pesquisas que comprovam que o mel, além de nutrir, apresenta diversas propriedades terapêuticas (antibiótica, anti-inflamatória, cicatrizantes, etc.). Essas propriedades, associadas ao alto valor de mercado do mel o torna um produto muito visado por adulteradores de alimentos, levando ao mercado produtos que não apresentam as características esperadas pelo consumidor. Diante dessa possibilidade de adulterações o presente projeto tem como objetivo realizar análises físicas e químicas que permitam avaliar a qualidade dos méis comercializados no município de Rondonópolis-MT. Espera-se através das análises realizadas obter dados que permitam uma verificar se os méis comercializados no referido município estão de acordo com o que determina a legislação vigente.

Estudo fitoquímico dos extratos etanólicos da própolis produzida em diferentes regiões de Mato Grosso

Coordenador: Maria José de Camargo
Colaborador: Adriane Barth e Diogo Italo Segalen da Silva
Edital: 037/IFMT/PROPES
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Weder Baldoino Matos (Graduação – Bolsista FAPEMAT)

Resumo: A própolis, material elaborado por abelhas, a partir da matéria-prima coletada de diversas partes das plantas, é considerada um material de consistência resinosa e de coloração variada, possuindo composição química diversificada e altamente complexa que está diretamente relacionada à flora da região. Nas análises químicas realizadas nas variedades de própolis produzidas no Brasil, verifica-se que os extratos etanólicos tem apresentado potenciais propriedades biológicas principalmente no uso medicinal, mas também aplica-se nas áreas da agricultura, veterinária, alimentar e cosméticos, em função das diferentes classes de metabólitos secundários presentes nesses extratos o que lhes conferem tais propriedades. Devido a própolis ser produzida a partir da flora em seu entorno, e considerando a vegetação diversificada que ocorre no Estado de MT, neste trabalho pretende-se realizar um estudo fitoquímico da própolis de diferentes regiões de Mato Grosso, produzidas a partir de espécies de abelhas nativas, a fim de identificar e/ou isolar metabólitos secundários presentes nos extratos etanólicos e suas partições, analisando-se o potencial das atividades biológicas: antimicrobiana e antioxidante, nas frações estudadas

Construção de fotômetro simples para análises Químicas – II

Coordenador: Eduardo Nunes Maciel
Edital: 037/IFMT/PROPES
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Luis Carlos de Souza Ferreira  (Graduação – Bolsista FAPEMAT)

Resumo: A utilização de equipamentos eletrônicos em análises químicas está se tornando cada vez mais comum no mundo científico. Dentre esses equipamentos, os que se baseiam na espectroscopia de absorção atômica são muito utilizados em diversas análises de rotina nos laboratórios e também em diversas áreas, tais como, química, física, biologia, engenharias, dentre outras. Diversos modelos de fotômetros de baixo custo são desenvolvidos tanto para serem utilizados em laboratórios de ensino, quanto em análises em pesquisa. A utilização desses equipamentos se deve principalmente ao seu baixo custo e simplicidade de construção. Esses equipamentos, quando comparados com equipamentos comerciais mais caros, apresentam uma boa eficácia em seus resultados de análises, tornando-os viáveis para serem construídos e utilizados com boa precisão. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver fotômetros pra serem utilizados nas aulas de química e em outras áreas que se fizerem necessários, além de serem utilizados em pesquisa que necessitem de análises espectroscópicas para serem desenvolvidas.

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Evasão nos Cursos Técnicos de Nível Médio: O caso do Campus Rondonópolis

Coordenador: Wilson Jose Soares
Colaborador: Dilma Ferreira Leite Silva e Silvia Maria de Moura Bonjour Costa
Edital: 037/IFMT/PROPES
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Jacqueline Marcelino Ianagui (Graduação – Bolsista FAPEMAT)

Resumo: Este projeto tem por objetivo identificar os principais motivos que levam aos altos índices de evasão nos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio do IFMT Campus Rondonópolis. Para tanto procurou buscar a literatura proposta no Plano Estratégico Institucional do IFMT e demais autores que defendem a educação democrática e emancipadora. A estratégia metodológica desta proposta será fundamentada na pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A fim de levantar os dados relevantes para este trabalho, será feita pesquisa documental nos registros pedagógicos do Campus e serão aplicados questionários e entrevistas semi estruturadas aos educandos  que solicitarem transferência no primeiro e no segundo semestre do ano letivo 2018.
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Construção de um Aplicativo para Denúncias de Bullying no IFMT Campus Rondonópolis.

Coordenador: Marcio do Nascimento Gomes
Colaborador: Rafael Rodrigues Garcia
Edital: 038/IFMT/PROPES
Vigência: 01/08/2018 a 31/07/2019
Alunos: Nelson Júnior Matos Martins (Graduação – Bolsista CNPq)

Resumo: O Ambiente Escolar atual estimula inúmeros espaços de debates sobre situações de preconceitos e discriminações as quais são submetidos os grupos minoritários. Temas como bullying, uma palavra de origem inglesa a qual define diversas formas de violência imposta a indivíduos ou grupo de indivíduos, diversidade sexual, inclusão de minorias e cidadania desafiam as Instituições de Ensino a propor e executar ações de erradicações aos discursos e a reproduções de práticas preconceituosas. O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Rondonópolis conta com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - NAPNE que desenvolve trabalhos como a sensibilização da comunidade escolar para a convivência com a diversidade. Com a efetivação em 2014 de novos servidores (pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e intérprete de Libras) foi possível à organização de uma equipe de trabalho para desenvolver tais atividades.  O NAPNE tem recebido denúncias e depoimento de alunos que sofrem bullying por email, cartas anônimas, ligações e depoimentos orais. Mas a falta de uma ferramenta que consiga levantar rapidamente dados da origem do Bullying e forneça relatórios sintetizados, dificultam e atrasam imediatas contra o problema. Define-se, portanto, que o objetivo geral desse projeto é criar, a partir de investigação das informações precisas sobre a temática bullying, um aplicativo para dispositivo móvel Android que registre denúncias e um ambiente WEB para que servidores do NAPNE do IFMT Rondonópolis, possam gerar relatórios e auxiliar esse público.

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

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