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MANUAL DA MARCA

Apresentação

Em 2014, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação convidou uma equipe de programadores visuais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para, desenvolverem um plano de trabalho com um objetivo: desenvolver o projeto de Readequação da Marca Instituto Federal (IF).
A meta foi trabalhar a marca através da técnica, de forma a preservar ao máximo as suas características originais. O resultado final encontra-se na edição 2015 do Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal, cujo objetivo é orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos.
Para as novas produções, as orientações constantes neste Manual devem ser seguidas por todas as instituições da Rede.

 


A marca

Em sua concepção original, a marca IF foi construída sobre a ideia do homem integrado e funcional. Observe que o seu corpo utiliza-se de módulos encaixados, num formato de rede.
A marca busca refletir o pensamento humano como ideia central e objeto da educação, formação e capacitação.

 


Construção

Para construção do símbolo, o círculo deve ter a dimensão 10% maior que x, o espaço entre os módulos x, é 20% de x, e o raio de arredondamento do módulo é de 10% de x.



Para o posicionamento correto da marca, de forma a preservar a proporção e os espaços, foi desenvolvida uma grade, cuja base é formada pelo módulo x.


Para construção da versão vertical, também deve-se considerar a grade.


A marca possui estrutura para que sejam criadas outras assinaturas, apenas com a substituição dos campos “Definição da estrutura” e “Nome da estrutura”.

Como exemplos dessa utilização, podemos citar: Polo de Educação a Distância, Polo de Inovação, Centro de Referência, Campus Avançado, de acordo com a Portaria 1.291 de 30 de dezembro de 2013, e demais estruturas que venham a ser criadas.

 

 


Aplicações horizontais

 

 


Aplicações verticais

 


Reserva de integridade

Para leitura correta da marca, deve-se manter uma área a sua volta, livre da interferência de qualquer elemento gráfico.
Para isso, deve ser reservada uma área mínima equivalente a 1 módulo x
Sempre que possível, utilizar uma área maior.

 


Redução máxima

A marca nunca deve ser reduzida a umtamanho no qual o símbolo fique menor que 1cm / 30px.

 


Cores

A marca do IF possui três cores.
O pensamento forte, expresso e com energia, é representado com o uso da cor vermelha. Como na ecologia, o verde expressa a harmonia e integração na rede.
Para usá-las de maneira correta, é fundamental seguir os padrões relacionados abaixo, nas versões RGB, Hexadecimal, CMYK e PANTONE.

 


A marca também possui possibilidade de aplicações em escala de cinza e monocromáticas.

Monocromática positiva 

 

Monocromática negativa

 

Escala de cinza

 


Tipografia

A família tipográfica Open Sans, além de ser utilizada na composição da marca, nas versões bold e regular, exclusivamente, pode ser utilizada para textos complementares e em materiais de divulgação, na totalidade de variações de sua família tipográfica.

 


Usos incorretos

É fundamental que a marca seja consistente para preservar a sua integridade, credibilidade e garantir a sua perfeita leitura. Assim, nunca faça uma aplicação que não esteja de acordo com os padrões aqui determinados.

 


Assinatura cooperada

Nos casos em que a Marca IF for utilizada de forma conjunta com outras, deve-se manter uma distância mínima de 3 módulos x entre elas.

Marcas verticais

 

Marcas horizontais

Quando da utilização com as assinaturas do MEC e Governo Federal deve-se seguir os padrões estabelecidos pela SECOM PR.

 


 Aplicação sobre fundo

Para usar a marca original em fundos coloridos e fundos instáveis, deve-se aplicá-la sobre uma base na cor branca, obedecendo à reserva de integridade.

 

Nos fundos escuros, pode-se aplicar a tipografia na cor branca.

 


Ficha técnica

Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal1
3ª Edição | 2015

Ministério da Educação
Renato Janine Ribeiro

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Marcelo Machado Feres

Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal
Luciano de Oliveira Toledo

Núcleo Estruturante de Política de Inovação
Paulo Henrique Azevedo Leão

Rejane Maria de Araújo Vago
Sandra Branchine
Makfferismar Santos
Rodrigo Lucas Mendes
Ficha Técnica

Projeto Gráfico
Patrik Rangel de Melo

Programadores Visuais

Patrik Rangel de Melo
Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Bruno Cavalheiro Bertagnolli
Glauco Borges
Instituto Federal de Santa Catarina

Pedro Paulo Boaventura Grein
Instituto Federal do Paraná

Renato Miranda
Instituto Federal do Tocantins

Rodrigo Lucas Mendes
Instituto Federal de Brasília

1Instituido pela Portaria Setec/MEC nº 31, de 15 de setembro de 2015.

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