início do conteúdo

DÚVIDAS

1 - Os cursos do IFMT são gratuitos?
2 - O que preciso fazer para estudar no IFMT?
3 - O IFMT só tem curso de Ensino Médio?
4 - Quais cursos o IFMT oferece?
5 - O Ensino Médio é Integral?
6 - Como funciona o Ensino Médio Integrado?
7 - Como faço inscrição para os cursos do IFMT?
8 - Como faço para chegar no IFMT?
9 - Em que consiste um curso subsequente?
10 - Quais os pré-requisitos para estudar no curso do PROEJA?
11 - Tem restaurante no Instituto?
12 - O IFMT oferece transporte para alunos?
13 - Quais os meios de comunicação do IFMT Rondonópolis?

 

1 - Os cursos do IFMT são gratuitos?
Sim. O IFMT é uma instituição pública, por isso, todos os cursos ofertados são gratuitos. E os alunos de baixa renda ainda podem conseguir uma bolsa de auxilio estudantil para cobrir algumas dificuldade em permanecer na escola.

2 - O que preciso fazer para estudar no IFMT?
Para entrar no Ensino Médio ou Superior do IFMT você precisar passar por um processo seletivo. Os processos seletivos são abertos geralmente no segundo semestre e os pré-requisitos sempre constam nos editais que são divulgados no nosso site.

3 - O IFMT só tem curso de Ensino Médio?
Não. Desde a criação da LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Os Instituto Federais passaram a ofertar também o Ensino Superior. E no Campus Rondonópolis, há a oferta de dois cursos superiores e um subsequente.

 4 - Quais cursos o IFMT oferece?
O IFMT Rondonópolis trabalha com o Ensino Médio, Ensino Superior e Subsequente. No Ensino Médio oferecemos os cursos integrados em Alimentos, Administração (Proeja), Informática, Química e Secretariado.
Mas se você já cursou o Ensino Médio e quer fazer o ensino superior, temos os cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (8 semestres) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema (6 semestres).
E caso esteja procurando uma capacitação mais rápida, ofertamos também o curso Subsequente em Química. (3 semestres).

5 - O Ensino Médio é Integral?
Não. O Curso é ofertado apenas no período matutino. Então das 7h às 12h30 os alunos tem aula do ensino médio regular e o curso da área afim que escolheu (Alimentos, Química e Secretariado) e no período noturno as aulas começas 19h e seguem até 22h30 para quem optou pelo ensino médio integrado a Administração modalidade Proeja.

6 - Como funciona o Ensino Médio Integrado?
O curso técnico integrado ao ensino médio é oferecido a quem já concluiu o ensino fundamental. O curso garante tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional.

7 - Como faço inscrição para os cursos do IFMT?
Todos os cursos do IFMT fazem processo seletivo. E para isso são abertos editais com as regras para o ingresso de alunos. Para saber mais, fique de olho nas redes sociais do campus e no site.

8 - Como faço para chegar no IFMT?
O IFMT Rondonópolis está localizado no bairro Vila Mineira, na rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520 (próximo ao anel viário). Caso você venha de ônibus, temos duas opções, sendo as linhas: 105 – Vila Mineira/ Sumaré ou 107 - Vila Mineira/União.

9 - Em que consiste um curso subsequente?
O Subsequente é uma modalidade de curso técnico para alunos que já concluíram o ensino médio, no IFMT Rondonópolis, é ofertado o Subsequente em Química.

10 - Quais os pré-requisitos para estudar no curso do PROEJA?
É necessário ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. Assim como os outros cursos, é necessário que o aluno passe por um processo seletivo. E os critérios para a seleção é colocado no edital que é lançado semestralmente.

11 - Tem restaurante no Instituto?
O IFMT Rondonópolis conta com uma cantina que atende nos três turnos. No período matutino, com aviso prévio é possível o aluno reservar almoço caso precise ficar no turno vespertino para estudos complementares.

12 - O IFMT oferece transporte para alunos?
Os alunos de baixa renda no IFMT têm direito a auxilio transporte. Para isso, precisam passar por um processo de seleção interno e comprovar ter baixa renda. O auxilio transporte é entregue em dinheiro.

13 - Quais os meios de comunicação do IFMT Rondonópolis?
Além do site, o IFMT Rondonópolis conta com uma página no Facebook.
O telefone principal do campus é o (66) 3427-2300 (Gabinete) ou 3427-2305 (Secretaria de Documentação Escolar).

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT