início do conteúdo

XÔ BULLYING: Campus Rondonópolis cria aplicativo para combater violência na escola

Publicado por: Campus Rondonópolis / 4 de Novembro de 2019 às 13:12

No Campus Rondonópolis, mais de 50% dos estudantes entrevistados alegaram ter sofrido agressão verbal

Nos últimos anos, o termo bullying¹ passou a fazer parte do ambiente escolar, gerando graves problemas psicológicos e físicos nas crianças e adolescentes. Além disso, ele afeta a vida escolar dos estudantes, desestimulado-os de ir para escola. Muitas frentes de combate ao bullying estão em desenvolvimento, como o aplicativos para denúncias de bullying no  Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis.

Em 2018  foi divulgado uma pesquisa pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)  que aponta que um em cada três alunos de 13 a 15 anos de idade é vítima de bullying e a mesma proporção tem histórico de agressões físicas. 

No Campus Rondonópolis foi realizada uma pesquisa com cerca de 60 alunos do Ensino Médio e Superior. E um dos dados que mais chamou atenção foi a forma como os estudantes que sofrem bullying enxergar seus agressores. Nas respostas,  71,4% dos alunos disseram que os agressores fazem bullying para chamar atenção e para mostrar que é mais forte e 28,6% disseram que é por aparência. Além disso, foi apontada também que 57,10% das vítimas foram agredidas verbalmente com xingamentos, apelidos ofensivos e risos sobre sua aparência, e 42,90% informaram que são excluídas de jogos e brincadeira,  ignoram sua presença, e até mesmo são ameaçadas. Somente 28,60% alegaram não ter sofrido nada.

Para auxiliar esse tipo de situação, o IFMT conta com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) que desenvolve trabalhos como a sensibilização da comunidade escolar para a convivência com a diversidade e vem recebendo denúncias e depoimento de alunos que estão sofrendo bullying por e-mail, cartas anônimas, ligações e até mesmos depoimentos orais. 

E sabendo disso o pesquisador Rafael Rodrigues Garcia está desenvolvendo o aplicativo para smartphones Android chamado “Xô Bullying” para auxiliar as denúncias de bullying no IFMT . “O objetivo geral deste projeto é criar, a partir de investigação das informações precisas sobre a temática bullying, um aplicativo para dispositivo móvel Android que registre denúncias e um ambiente WEB para que servidores do NAPNE do IFMT Rondonópolis, possam gerar relatórios e auxiliar esse público.” diz o pesquisador.  

Inicialmente o aplicativo será utilizado pelos representantes de turmas como testes, para que no futuro possa ser ampliado para professores e todos os alunos. Serão feitos testes, melhorias na segurança, regras de uso para evitar a exposição do aluno, já que o aplicativo estabelecerá uma comunicação virtual entre os servidores e aluno, e um site para ajuda de uso. 

“O aplicativo irá registrar um histórico de conversas entre o denunciante e um servidor do NAPNE. Algumas orientações poderão ser utilizadas via aplicativo.” diz o pesquisador sobre como será as conversas com os servidores, e finaliza “(...) O projeto ainda está na fase de desenvolvimento e melhorias. Mas com os resultados satisfatório, espera-se implantar no Campus Rondonópolis no início do ano de 2020.”

Matéria: Gabriela Arrais - 2º Ano de Informática
Edição: Rafaela Souza

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT