Gênero e Diversidade sexual é tema de mesa redonda do WORKIF

Publicado por: Campus Rondonópolis / 28 de Novembro de 2018 às 11:14

Entre as primeiras mesas redondas que deram início ao 5º Workshop De Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WORKIF) foi “Gênero e diversidade sexual no IFMT: uma questão de direitos”, que debateu as angústias dos Campi com relação à violência gerada em torno de estudantes.

A mesa redonda foi mediada pela diretora do Campus Rondonópolis, Laura Aoyama, e foi composta pelo Dr. Danie Marcelo Jesus (UFMT), Me. Rafael Adelino Fortes (IFMT) e Ma. Manuella Arruda (IFMT).

Algumas das questões levantadas foram a violência contra grupos LGBT’s e a desmistificação da questão de gêneros. De acordo com o professor Danie Marcelo, é necessário discutir a questão de violência em todos os sentidos, pois acontece também com homens, que passam pela pressão de ser homens de acordo com regras da sociedade.

Para os professores Emanuela e Rafael, a violência em sala de aula, que acontece todos os dias, é um dos problemas que as escolas vêm enfrentando, e o que está levando os adolescentes a cometerem suicídio. O objetivo dessa forma da mesa redonda foi tentar discutir as angústias que envolvem a diversidade sexual, a violência contra mulher e a homofobia.

Uma das ações pontuadas na mesa redonda foi a abertura do curso de Formação Inicial Continuada no Campus Rondonópolis, no qual, 12 transexuais que trabalham no mercado informal da prostituição foram atendidas. Após a finalização do curso, uma das alunas se sentiu motivada para dar continuidade aos estudos e entrou para o curso de Direito. Devido ao alcance positivo da iniciativa inédita, já está sendo discutido no Conselho Superior (Consup) a implantação de mais cursos nessa linha.

De acordo com o reitor do IFMT, Willian de Paula, que esteve presente na mesa, a discussão desse tema durante o WorkIF é satisfatória, pois o objetivo do IFMT é atuar na transformação das pessoas através do Ensino. “Nós acreditamos no nosso Instituto Federal, e vamos continuar defendendo o que acreditamos, pois transformar vida não é para qualquer um. Por isso, estamos esses três dias neste evento”, destacou o reitor.

(Fonte: Rafaela Almeida - Campus IFMT Rondonópolis)