Trabalho em equipe, integração e respeito são destaques na abertura do 6º JIFMT

Publicado por: Reitoria / 20 de Maio de 2019 às 10:32

A 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) iniciou neste domingo (19) em Barra do Garças. O evento que reúne 18 campi, além da sede, trouxe cerca de 1.300 estudantes preparados para competir em 9 modalidades durante os cinco dias. E o objetivo principal do IFMT neste grande encontro é promover o incentivo ao esporte, a integração, o respeito e o trabalho em equipe.

Para o reitor do IFMT, Willian de Paula, os jogos vem ao encontro da missão do IFMT de formar os estudantes para a vida e para o trabalho, pois oportunizam espaço para o despertar da liderança e do trabalho em equipe, o que refletirá na forma como os jovens atuarão nos futuros empregos.

“Proporcionar a 6ª edição dos jogos é dar continuidade neste 'acreditar' que o esporte vai contribuir para formar esse cidadão para o mundo do trabalho de forma integrada e preparada. A partir do momento em que são desafiados a trabalhar em equipe, montar estratégias de jogos e conviver com as diferenças, esses alunos se conhecem e se preparam para serem bons líderes, que sabem se comunicar e entender o outro. Mas, principalmente, interagir com o todo. E é isso que os jogos têm proporcionado”, enfatizou Willian.

O Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, citou a participação da população de Barra do Garças, que ajudou a lotar a Arena Baé, que tem capacidade para 4 mil pessoas. E pontuou que os jogos também trazem resultados positivos de visibilidade para o IFMT, com a presença e circulação dos estudantes na região. “Quando a gente vê uma festa bonita, neste lugar lotado, é porque a comunidade de Barra do Garças vem prestigiar os estudantes. Então, nesses próximos 5 dias teremos muitos alunos circulando pelas cidades vizinhas, divulgando o instituto federal. E o mais importante, construindo esse estudante como cidadão de bem, que respeita, compete com valores éticos e, assim, pode se tornar um bom profissional”, reforçou.

O diretor do campus Barra do Garças, Leandro Miranda, afirmou que os atletas vão se encantar com os pontos turísticos e as belezas de Barra do Garças. “Eles [atletas] podem se encantar pelos atrativos da nossa cidade. O povo de Barra é  caloroso, hospitaleiro e gosta muito de receber. Todo o IFMT vai se encantar com a nossa cidade”, destacou Miranda. Ele também agradeceu o trabalho da equipe organizadora.

Nesta edição do JIFMT os competidores estarão até o dia 24 de maio disputando as melhores colocações em competições coletivas e individuais nas cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças. Nesta segunda-feira (20) estão acontecendo as modalidades individuais e até o final da noite serão divulgados os primeiros resultados.

(Texto: Rafaela Souza / Fotos: Equipe Comunicadores JIFMT)