Servidores e aluno do IFMT Rondonópolis lançam livro fruto de projeto de extensão

Publicado por: Reitoria / 2 de Dezembro de 2022 às 14:51

O livro é mais um dos resultados do projeto de extensão aprovado pelo edital Proex 036/2021

Na próxima segunda-feira (05), às 10h, será lançado o livro “Partilhas Sociológicas” no evento ‘“Semana da Informática”’  do Campus Rondonópolis do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O livro é resultado do projeto de extensão de mesmo nome, realizado entre 2021 e 2022, que teve a coordenação do professor doutor Selton Evaristo de Almeida Chagas e  financiamento a partir da aprovação no Edital de Apoio à Extensão nº 036/2021.

O objetivo do projeto de extensão foi produzir um podcast a partir de entrevistas realizadas com professoras e professores de sociologia de várias partes, no qual os entrevistados compartilharam experiências exitosas de aulas da disciplina. Atividades como o uso de vídeos, cinema, memes, jogos eletrônicos, Tiktok, além de um “café sociológico” foram partilhadas pelos professores entrevistados, o que gerou um total de nove episódios do podcast. Em especial durante o período de pandemia, muitos educadores se dispuseram a experimentar metodologias ativas de aprendizagem, e esse projeto buscou reunir tais experiências em um repositório digital e pedagógico na forma de podcast.

O livro “Partilhas Sociológicas” torna-se uma ferramenta complementar ao podcast. Cada entrevistado produziu um texto descrevendo e analisando sua partilha, tornando-o mais uma ferramenta para auxiliar professoras e professores de sociologia, bem como para estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais.

Para Selton, a obra é motivo de muito orgulho. Ele incentiva docentes de diversas áreas a adquirir o livro ou ouvir os podcasts, para ter inspiração na elaboração de aulas com recursos pedagógicos distintos, como vídeo, cinema, memes, jogos e teatro.

“Os textos de forma leve e direta vão ao encontro do que muitos de nós na docência precisamos: ideias inspiradoras e que tornem nossa experiência pedagógica mais dinâmica e rica em aprendizagem significativa. Em especial, neste momento em que vivemos, o qual precisamos contundentemente defender o primaz espaço da sociologia no currículo escolar convido aos professores e professoras, para além da sociologia, a conhecerem nosso trabalho, e quem sabe, se inspirarem na produção de aulas diferenciadas em suas áreas do conhecimento acadêmico e escolar”, disse o professor.

O primeiro lançamento da obra aconteceu no 5º Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABCS), em Maceió, no final de novembro.

O livro está disponível para aquisição no site da Editora Café com Sociologia, através do link: https://www.editoracafecomsociologia.com/post/partilhas-sociol%C3%B3gicas