Robótica como estratégia de ensino profissional é discutida em mesa no 5º WorkIF

Publicado por: Reitoria / 29 de Novembro de 2018 às 15:23

“Robótica como estratégia de ensino profissional” foi o tema de uma mesa-redonda, na tarde desta quinta-feira (29), no 5º Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF), que começou nesta terça-feira (27), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A discussão é mediada pela professora mestre Luciana Massukado (IF Brasília), com participação de Gleiner Queiroz (IFMT Barra do Garças), Ronan Martins (IFMT Cuiabá), Carlos Costa (IFMT Sinop) e Altair Franca (IFMT Primavera do Leste).

Gleiner destacou o ensino da robótica aliado a benefícios em outras áreas de conhecimento. “É uma discussão interessante, porque a robótica no ensino técnico, para os cursos voltados para tecnologia, traz um benefício relacionado a desenvolvimento, raciocínio lógico, conhecimento e ajuda nas demais disciplinas fazendo com que os alunos fiquem mais concentrados também”.

Queiroz ainda acrescentou o despertar do interesse de pessoas que não enxergam ligação com a robótica. “Trabalhar o assunto também ampara buscar, aprimorar e trazer pessoas que tem interesse no assunto, mas tem medo. Com isso percebem a possibilidade de estar naquele meio e veem que não é algo tão perfeito. Então, vão se dar conta que são capazes também”.

Carlos Eduardo reforçou que a robótica está presente em ações do dia a dia. “Hoje a robótica é um assunto muito comentado, as pessoas veem robôs funcionando, sejam em hardware ou software. Todo mundo está acostumado a lidar. Vamos tentando inserir nos alunos devagar essa convivência, para que não se assustem. Eles nasceram nessa época e estão vivendo, é cotidiano”.

Conforme Carlos, a robótica é inserida no decorrer dos anos no conteúdo aos alunos. “Eu, por exemplo, trabalho lógica de programação. A robótica não deixa de ser isso. Então, se programa o robô para evento de toque, qualquer outro cunho, ele vai efetuar para qualquer comando que for criado para tal ação. Isso é importante para desenvolver a lógica nos alunos, não só para programação, pode ser para matemática, física, para resolver o cotidiano deles também”.

Na programação desta quinta-feira (29), também ocorrem outras três mesas-redondas, com os temas: Avanços na pesquisas, qualidade e tecnologias de alimentos, Manejo do Solo no Cerrado e Afroempreendedorismo e Agricultura Familiar.

O WorkIF segue até esta quinta-feira, com uma programação extensa e variada. São fóruns, palestras científicas, mesas-redondas, stands de exposição, banners inéditos e de jornadas científicas, projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, apresentações culturais, protótipos de produtos e resultados de pesquisas para um público aproximado de 4 mil pessoas.

(Fonte: Weverton Correa - IFMT Campus Pontes e Lacerda)

Marcadores: ifmt_1 5o-workif_1