Resultados do projeto de produção de álcool 70% é apresentado no VI Workif

Publicado por: Campus Rondonópolis / 7 de Abril de 2021 às 10:27

Desde abril de 2020, quando teve início a pandemia no Brasil, e em vários lugares houve a crise da falta de álcool 70% para higienização, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis iniciou a produção do produto para distribuir em órgãos públicos.

Os primeiros lugares beneficiados foram hospitais, seguidos pela segurança pública e indígenas. No total, mais de 5 mil litros de álcool foram produzidos e entregues com a ajuda de alunos, servidores e egressos.

O resultado dessa força tarefa foi apresentado no VII Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Workif), que prevê para a segunda etapa em 2021 a fabricação de 10 mil litros do produto, tanto em formato líquido, quanto em gel.

O projeto foi aprovado em 2020 pelo Ministério da Educação (MEC), e contou com recursos que totalizaram R$ 348.591,70, que foi destinado para a compra de insumos e embalagens para os campi de Rondonópolis e Alta Floresta. Além disso, o Reitor Willian Silva de Paula, através da Pró-Reitoria de Administração, destinou mais de R$ 60 mil reais, em recursos próprios para o início imediato da produção.

Vale ressaltar que durante a pandemia, as atividades voltadas para o Ensino não pararam no Campus. Todos os alunos passaram a ter atividades na modalidade à distância. E os mais carentes, receberam recursos para conseguir pagar internet e não perderam o ano letivo.

Entidades beneficiadas com a entrega do Álcool 70%:

1- Secretaria Municipal de Saúde;
2 - Batalhão da Polícia Militar;
3 - Casa de Saúde Indígena (CASAI) polo base de saúde Rondonópolis;
4 - Comissão Colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira - Maria Dimpina (NEABI/NUMDI);
5 - Penitenciária da Mata Grande;
6 - Associação Criança Saudável Filhos de Noel;